Secretário e Estado Adjunto da Saúde preside abertura do Fórum sobre a Gestãoe Higiene menstrual em Cabo Verde
O Secretário e Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro presidiu na segunda feira 14 de novembro, a abertura do Fórum sobre Gestão e Higiene Menstrual em Cabo Verde, e a Lançamento da campanha – “Período Menstrual. É normal! Quebrar o Tabu” promovido pela Verdefam, em parceria com o Ministério da Saúde, da edução e o UNFPA
Durante a sua intervenção considerou que tendo em conta os ODS, no que tange ao assegurar e promover uma vida saudável e de bem-estar para todos e em todas as idades, de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, mas também alcançar a igualdade de género e o empoderamento de todos, o ministério da saúde vem garantindo respostas no que tange aos cuidados de saúde, ligados á promoção da saúde, acesso á informação sobre a saúde sexual e reprodutiva.
Segundo realçou, criou-se espaços de respostas especificas á saúde dos jovens e adolescente com equipas multidisciplinares de profissionais, garantindo também cuidados especializados obstétricos nas estruturas hospitalares, com números cada vez mais crescentes de especialistas para em proximidade e de forma cada vez mais personalizada dar tratamento às situações clínicas associadas ao processo menstrual disfuncional.
“Este sendo um fenómeno biológico, natural e saudável, fisiológico enfim, mas ainda envolto em muito preconceitos, de mitos, Bullyings, mas até certo ponto e em várias latitudes motivo de concorrência desleal ligado ao absentismo laboral tendo em conta o fator género, deve merecer toda atenção das autoridades” afirmou.
Segundo os dados da UNICEF, mais de 500 milhões de meninas e mulheres não conseguem ter períodos menstruais seguros, por falta de apoio e de recursos materiais e institucionais, 62% deixaram de ir á escola ou a outro lugar de que gostam e 73% sentiram algum constrangimento nestes ambientes por causa da menstruação.
A Campanha Período Menstrual. É normal! Quebrar o Tabu foi lançada pela Primeira Dama de Cabo Verde, Debora Carvalho que é madrinha da campanha.