Presidente do BAD visita INPHARMA e garante apoio financeiro para novos projetos de expansão da empresa ao mercado africano
No âmbito da sua estadia em Cabo Verde, o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, foi recebido pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, em visita a Inpharma na tarde desta quinta-feira 08 de setembro.
O objetivo foi de conhecer a empresa, o sistema de produção, a sua capacidade bem como os desafios e novos projetos em carteira.
O Presidente do BAD após a visita disse ter ficado muito bem impressionado com o que viu e ouviu e garantiu que a Instituição que dirige vai apoiar Cabo Verde na expansão da capacidade de produção dos produtos de saúde com vista a explorar e servir ao mercado africano.
“Para min é uma honra de ver a Impharma, uma infraestrutura com a qualidade, capacidade de produção e estandardização dos processos e normas. É uma honra também para Cabo Verde e para África.”
Isto porque segundo realçou, no contexto da pandemia, África experimentou situações graves como falta de produtos de saúde essenciais, falta de equipamentos e de infraestruturas necessárias e com a capacidade exigida, daí, uma das grandes lições que se deve tirar desta situação é que a África não deve basear a saúde de uma população de 1,4 milhão sobre a generosidade dos outros.
Considerou ainda que os países africanos devem encarar a saúde como uma questão de segurança nacional, pois já ficou demostrada que é a prioridade das prioridades cujos investimentos devem centrar em 3 pontos essenciais nomeadamente a produção dos medicamento e produtos de saúde, capacidade de produção das vacinas e o terceiro é a qualidade das infraestruturas de saúde.
Durante a sua visita, a Impharma apresentou alguns projetos de expansão da empresa com o objetivo de se tornar em um centro regional de produção de medicamento produtos de saúde para o mercado africano. Projeto este que mereceu o agrado do Presidente do BAD que garantiu o apoio da sua organização em investir nesta área em Cabo Verde, com olhos postos no Continente.