Fogo: PR reforça apelo para 3ª dose contra Covid-19
O Presidente da República, José Maria Neves, que visitou nesta quarta-feira 23, as estruturas de saúde na ilha do Fogo, acompanhado do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, lançou, um forte apelo à população cabo-verdiana, no sentido de aderir à dose de reforço da imunização contra a Covid-19, para que o país possa debelar, definitivamente, a Covid19 e retomar a normalidade económica e social.
“Neste momento, praticamente, não temos casos a nível nacional, mas é importante debelarmos definitivamente a Covid-19 em Cabo Verde, e as pessoas têm agora nas suas mãos esta possibilidade” enfatizou José Maria Neves, lembrando que o Estado já fez a parte que lhe cabe neste processo.
“O governo mobilizou testes, mobilizou vacinas, mobilizou mais médicos e mais enfermeiros para esta tarefa gigantesca que é o combate à pandemia, e agora, para termos a retoma da vida normal e da economia, é preciso que as pessoas contribuam para, definitivamente, debelarmos a doença, e a melhor forma é Vacinar”, apelou o mais alto magistrado da nação.
PR louva trabalho dos profissionais de saúde do Fogo.
Depois do visitar à Delegacia de Saúde e o Hospital Regional São Francisco de Assis, o Chefe de Estado mostrou-se agradavelmente surpreso com a qualidade e o nível de conservação e gestão das infraestruturas, e felicitou os profissionais e dirigentes pelo “extraordinário trabalho que têm levado a cabo no combate à pandemia da Covid-19.
Neste momento, conforme os dados apresentados pela Delegada de Saúde, Joana Alves, a ilha do Fogo não tem nenhum caso ativo de Convid-19 e 99% da população elegível já recebeu a primeira dose da vacina, estando a segunda dose a rondar os 90%. O desafio coloca-se, agora, ao nível da dose de reforço, que está abaixo dos 20%. Daí o apelo para que o país consiga mobilizar a sociedade para a dose de reforço.
“É preciso que todos tomemos consciência que não só o combate à Covid-19, mas o desenvolvimento de Cabo Verde depende de cada um de nós”, sublinhou José Maria Neves pontuando que “o meu grande objetivo neste momento é retirar o foco do Estado e colocar o foco na sociedade e nos cidadãos”.
“Eu costumo dizer que os governos não escolhem as sociedades, as sociedades é que escolhem os governos, e as sociedades é que têm globalmente responsabilidades na dinâmica de crescimento e de desenvolvimento, no caso o combate à Covid-19. Portanto, está nas cabeças das pessoas”, referiu o Chefe de Estado lembrando que as pessoas são livres, mas “temos que saber exercer essa nossa liberdade para protegermos e cuidarmos de Cabo Verde”, num claro apelo à toma da dose de reforço de vacina contra a Covid-19.