Dia Mundial do Rim 2022
Assinala-se na segunda quinta-feira de março, o Dia Mundial do Rim que se destina a aumentar a consciência sobre as doenças renais que constitui atualmente um problema de saúde crescente no mundo e em Cabo Verde.
Este ano o lema escolhido é “Saúde Renal para Todos: educando sobre a doença renal” cujo objetivo é aumentar o conhecimento para um melhor cuidado renal. A doença renal crónica é um problema comum e a nível mundial, estima-se que 1 em cada 10 adultos possam sofrer de doença renal crónica e se não for tratada pode levar a morte. As doenças renais continuam a aumentar anualmente e estima-se que possa ser a 5ª principal causa de morte em 2040, por isso os especialistas falam da necessidade de aumentar o conhecimento sobre este problema.
A Organização Internacional da Nefrologia (ISN) declarou 2022 como o ano da “Saúde Renal Para Todos” no sentido de se trabalhar para preencher lacunas no conhecimento sobre a doença renal, o seu desenvolvimento e evolução, ao nível da população em geral, melhorando desta forma o “cuidar” dos rins.
Segundo a ISN esta é uma causa que envolve todos os profissionais de saúde que têm o dever de informar e consciencializar para que todos possam cuidar bem dos seus rins e prevenir o desenvolvimento ou a progressão da doença renal, minimizando assim o impacto deste problema na saúde pública.
Estima-se que 850 milhões de pessoas no mundo apresentem doenças renais de várias causas.
Tanto a doença renal crónica como a lesão renal aguda contribuem para o aumento significativo da morbilidade e mortalidade e surgem maioritariamente nos grupos de maior risco que incluem pessoas com diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, doenças autoimunes ou história familiar de doenças renais.
Em Cabo Verde a doença renal crónica constituiu uma das causas de evacuação de doentes para Portugal, mas desde 2014 com a inauguração do primeiro Centro de Dialise no HAN, interrompeu-se a evacuação de doentes com doença renal crónica para Portugal passando a oferecer tratamento de dialise no país. De acordo com os dados do Centro de Dialise do HAN o número de pacientes necessitando deste tratamento tem aumentado sendo que em 2014 foram 57 doentes, 2015 foram 70 pacientes, 2016 – 109, 2017 – 127, 2018 – 168.
Neste momento o país tem dois centros de tratamento de dialise sendo um na Praia (HAN) e outro em São Vicente (HBS), este ultimo respondendo às necessidades de pacientes da região norte do país.
Para assinalar este Dia Mundial do Rim 2022, o Hospital Dr. Baptista de Sousa realiza uma Jornada de 10 a 11 de março, com objetivo de incentivar e apoiar os profissionais de saúde para melhorarem o conhecimento e condução da Doença Renal Crónica (DRC) em todo o espectro de prevenção da doença e integrar a DRC às outras doenças crónicas não transmissíveis em programas de serviços abrangentes e integrados, possibilitando a deteção precoce e rastreamento da DRC em âmbito nacional.
Como Prevenir a Doença Renal?
Para se prevenir a doença renal é fundamental que se conheça os fatores de riscos associados a esta patologia por forma evita-los ou controla-los.
Os principais fatores de risco são: hipertensão arterial, diabetes e doenças familiares, obesidade, fumo e uso de medicações nefrotóxicas.
Para prevenir é recomendado:
- Praticar exercícios físicos regulares;
- Evitar o excesso de sal e gorduras;
- Controlar do peso corporal;
- Controlar da pressão arterial;
- Controlar o colesterol e a glicose;
- Não fumar;
- Não abusar de bebida alcoólica;
- Ter cuidado com quadros de desidratação;
- Realizar, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins:
- Consultar regularmente seu médico;
- Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.
Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver lesão renal e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue.