Hospital Regional Dr. João Morais em Santo Antão reforçado com mais três médicos (ortopedista, internista e psiquiatra)
O Hospital Regional Dr. João Morais em Santo Antão, foi reforçado com mais três médicos entre os quais um ortopedista, um internista e o psiquiatra, vindos no âmbito de cooperação cubana. Com este reforço que era um compromisso assumido pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, aquele estabelecimento hospitalar passa a contar, a partir de agora, com o serviço de ortopedia pela primeira vez.
De acordo com o Diretor do Hospital Regional Dr. João Morais, Nilton Sousa, este reforço é uma grande valia, pois o médico especialista em ortopedia vai trabalhar para diminuir o número de evacuações de doentes na área de ortotraumatologia, que é a área onde mais se evacua os doentes.
“Recebemos do Ministério da Saúde três especialidades de áreas médicas que vão ajudar o Hospital a acudir às necessidades da região sanitária nestes domínios. É para destacar esta alocação de um ortopedista que foi um compromisso do Ministro da Saúde, como sabemos a maior parte das evacuações médicas que fazermos aqui no hospital incide principalmente do foro ortopédico e o ministro comprometeu-se e estamos a ter esta resposta” ressaltou.
Dos três médicos, o Diretor do Hospital ressalta que o psiquiatra veio dar continuidade a um trabalho que já vinha sendo feito pelo anterior que saiu a cerca de dois anos e a alocação do internista vai permitir reforçar o outro profissional nesta área, pois agora passam a contar com dois internistas e sobretudo o ortopedista que segundo disse já era uma revindicação da população que agora vai servir a toda a região sanitária de Santo Antão e traz grande ganho para a diminuição das evacuações internas de doentes para o Hospital Baptista de Sousa.
Segundo disse o diretor esta alocação de mais recursos humanos ao corpo clínico do Hospital Regional Dr. João Morais terá um impacto enorme ao nível de atendimento e do serviço prestado à população de Santo Antão.
Ressaltou também que com a instalação do serviço de ortopedia no HRJM, o momento é para trabalhar e melhorar as condições do serviço dia-a-dia e neste sentido tem procurado estabelecer parcerias com a diáspora depois de uma viagem para Holanda de onde se espera que venha sair parceiras para aquisição de equipamentos e outros investimentos naquele estabelecimento hospitalar.
De referir que de acordo com os dados avançados pelo HRJM, a espacialidade de ortotraumatologia constitui as áreas onde mais se evacua sendo que só em 2021 foram 128 evacuados e tem vindo a acrescer de ano para ano, pois se em 2018 foi de 86 doentes, já em 2019 foram 101 e em 2020 foram 119.