Os representantes da Associação Cirurgia Solidária, que se encontra em Cabo Verde, numa das suas missões médicas, foram recebidos nesta tarde, pela Ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, a propósito da colaboração existente dos domínios de missões medicas cirúrgicas e formação dos profissionais.
Durante o encontro, foram analisadas as possibilidades da formação na área de anestesia e aprofundamento da colaboração com Cabo Verde através do alargamento das missões para outros hospitais do país.
A Ministra da Saúde Filomena Gonçalves, agradeceu a equipa pelo seu engajamento no apoio a Cabo Verde e disse que é um orgulho ver que uma Cabo-verdiana integra a equipa e isso mostra o compromisso da nossa diáspora para com o desenvolvimento do país. Quanto a parte da formação reconheceu ser uma necessidade sobretudo neste período pós pandémico que pode contribuir para o reforço da segurança sanitária.
A Associação Cirurgia Solidária, já realizou 5 missões médicas à Cabo Verde (HAN) desde 2016, com uma quinzena de Intervenções cirúrgicas a cada missão. Trata-se de uma organização criada em 2003 por médicos cirurgiões, anestesias e enfermeiros franceses, que dedica ao treinamento e transferência de competências a nível de cirurgia essencial, anestesia e bloco operatório.