Numa cerimónia que teve lugar, neste domingo, 21 de maio, no largo da capela do referido hospital, na presença do Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Saúde, Evandro Monteiro, o Conselho de Administração do Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, cumpriu assim a solenidade com a missa em honra a sua Santa Padroeira Santa Rita de Cássia.
A homilia que foi presidido pelo Pároco local, serviu para levar a comunidade para mais perto do Hospital e dos profissionais de saúde, naquela que foi uma perfeita parceria. Autoridades Locais e Regionais de Saúde, instituições, parceiros, empresas, famílias e crentes se fizeram presentes e ouviram a mensagem do Padre que pediu aos fieis que rezem e peçam à Santa Rita de Cassia, “Santa das causas impossíveis” para que ilumine os profissionais de saúde no cumprimento da sua missão, que é salvar vidas humanas.
Para a Presidente do Conselho de Administração do Hospital Regional Santa Rita Vieira, Ludmilde Rodrigues, este é um momento muito importante para o Hospital e todas as comunidades circundantes, pois marca pelo segundo ano consecutivo, as celebrações em honra a sua Santa Padroeira, com celebração da missa na capela construída no hospital, e também é um momento de levar uma palavra de conformo e fé aos doentes internados.
Alias, na sequência da missa, o Padre acompanhado das autoridades presentes, visitou todas as enfermarias, conversando com os doentes internados e aspergindo água benta, abençoando e desejando melhoras e boa recuperação.

O Hospital Santa Rita Vieira está situado em Achada Falcão, Santa Catarina, integrando a Região Sanitária Santiago Norte, cuja missão fundamental é a prestação de cuidados hospitalares, secundários num nível de melhor qualidade, em complementaridade à atenção primária. Serve uma população de cerca de 120 260 habitantes (Censo – 2010 – Projeção demográfica de CV 2010 – 2030), residentes nos seis municípios: de Santa Catarina, Tarrafal, São Miguel, São Salvador do Mundo, Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos.