Site icon Ministério da Saúde

Comunicado do Ministério da Saúde sobre Infeções respiratórias e metapneumovírus humano (HMPV) na China

As autoridades sanitárias nacionais irão continuar a acompanhar a evolução desta situação.

Mensagens-chave

  1. O Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças publica relatórios semanais sobre a monitorização de doenças semelhantes à gripe.  Relatou que, se trará de uma situação esperado para esta época do ano (inverno do hemisfério norte), onde há um aumento mês a mês de infeções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, Virus Sincicial Respiratório e metapneumovírus humano (hMPV).

P&R

P: Que informações recebemos da China?

Em uma coletiva de imprensa em 3 de janeiro de 2025, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning, disse: “As infeções respiratórias tendem a atingir o pico durante a temporada de inverno no hemisfério norte. Recentemente, a Administração Nacional de Controle e Prevenção de Doenças da China realizou uma conferência de imprensa para compartilhar informações sobre a prevenção e o controle de doenças respiratórias na China durante o inverno. As doenças parecem ser menos graves e propagar-se em menor escala em comparação com o ano anterior.”

A partilha de informações relacionadas com eventos agudos de saúde pública é uma característica central e obrigatória ao abrigo do Regulamento Sanitário Internacional (RSI).  Uma disposição fundamental do RSI é que os Estados Partes comuniquem qualquer evento que possa ter o potencial de atravessar fronteiras. Cada Estado Parte é obrigado a comunicar tais eventos à OMS através do seu Ponto Focal Nacional para o RSI designado para prevenir e controlar a propagação de doenças.

P: Como a China rastreia esses tipos de surtos?

A China tem sistemas para capturar informações sobre tendências de infeções respiratórias agudas, incluindo, mas não limitado a gripe, SARS-CoV-2 (o vírus que causa COVID-19), RSV e metapneumovírus humano. Comunicam regularmente estas informações publicamente e também fornecem dados a plataformas como o Sistema Mundial de Vigilância e Resposta à Gripe.

P: Como a OMS rastreia surtos de gripe, etc?

Existem sistemas globais que a OMS apoia, e um programa de gripe dentro da OMS.

Fontes:

https://www.who.int/teams/global-influenza-programme/surveillance-and-monitoring

https://www.who.int/initiatives/global-influenza-surveillance-and-response-system

O que as Autoridades nacionais podem fazer?

As autoridades nacionais vão continuar atentas e a seguir a evolução desta situação e aguardar pelas Orientações da Organização Mundial da Saúde.

Metapneumovírus humano (hMPV)

Exit mobile version