Nesta sexta-feira 25 de abril, o Ministro da Saรบde Cabo-verdiano,
Jorge Figueiredo agradeceu toda a colaboraรงรฃo deste pais e do seu governo que tem assistido Cabo Verde, com o envio das brigadas mรฉdicas cubanas composta por mรฉdicos, especialista e tรฉcnicos de saรบde que juntamente com os Cabo-verdianos tem contribuรญdo para o desenvolvimento do nosso Sistema Nacional de Saรบde e para o bem-estar do povo Cabo-verdiano.
Cabo Verde mostrou-se interessado na aquisiรงรฃo da vacina antitetรขnica e nas vacinas contra o pรฉ diabรฉtico e para tratamento do cancro do esรณfago.
O Ministro aproveito a ocasiรฃo para reforรงar o pedido para o envio de mais recursos humanos (mรฉdicos) para o nosso paรญs e convidou o seu homologo Dr. Josรฉ Angel Portal Miranda, para visitar Cabo Verde.
Convite este que foi muito bem aceite e o Ministro de Cuba manifestou o seu interesse em visitar Cabo Verde numa data acordada e garantiu a continuidade das relaรงรตes de colaboraรงรฃo entre os dois governos nomeadamente no sector da saรบde.
O ministro cubano informou que Cuba tem acordos de cooperaรงรฃo no domรญnio das brigadas mรฉdicas cubanas com 56 paรญses no mundo e 26 em รfrica dos quais o paรญs faz parte.
De referir que este encontro entre os dois ministros enquadra-se no รขmbito da deslocaรงรฃo do Ministro da Saรบde de Cabo Verde a Cuba, a convite do seu Homologo para participar da V Convenรงรฃo โCuba Saรบde 2025โ que decorreu em Havana, de 21 a 25 de abril de 2025 e reuniu milhares de participantes, cientistas e delegaรงรตes de vรกrios paรญses do mundo.