Esteve de visita a Cabo Verde, de 16 a 21 de Janeiro, O Coordenador da Residência Médica dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC – COREME) no Brasil, Prof. Dr. Salutiano Gomes de Pinho Pessoa, para se inteirar do desempenho dos médicos Cabo-verdianos que integraram o Programa de Pós-graduação – Lato Sensu para Médicos Estrangeiros da UFC e obter subsídios que possam melhorar o relacionamento entre a universidade brasileira e as instituições Cabo-verdianas.

Na sequência desta avaliação do desempenho dos antigos alunos cabo-verdianos que estudaram naquela universidade do nordeste brasileiro, o Dr. Salutiano Pessoa mostrou-se satisfeito e reiterou uma total disponibilidade da sua instituição vir a estreitar os laços com Cabo Verde para estabelecer um fluxo continuo para a formação dos profissionais que atendem as necessidades médicas do país.

“Eu acho que eles estão com um desempenho muito favorável e colaborando para o desenvolvimento desta nação.”

Ainda durante a sua estadia no arquipélago, o Prof. Dr. Salutiano Pessoa encontrou-se com as autoridades sanitárias nacionais, onde apresentou um conjunto de soluções jurídicas que reguem o programa de pós-graduação dos estrangeiros nos Hospitais Universitários da Universidade federal do Ceará (HUs/UFC), inclusive a Resolução CFM nº 1832/2008 que regulamenta o Regime Interno de especialização Lato Sensu vedada a Residência médica e o Convénio CFM nº 004/2013 destinado aos portadores do diploma de curso de graduação em Medicina, provenientes de Cabo Verde e fomenta a oportunidade de participação em Programas de ensino de Pós-Graduação do Curso de Medicina da UFC nas especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A universidade federal do Ceará já formou, desde 2007, cerca de 21 médicos especialistas nacionais em áreas como Clínica Médica, Cirurgia, Anestesiologia, Pediatria e Genecologia. Atualmente existem 20 formandos em pós-graduação naquela unidade de ensino superior e há uma perspetiva de receber mais 10 alunos para o ano letivo de 2015.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.