Na manhã desta Quarta-feira, 01 de Outubro de 2014, o Ministério da Saúde e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinam protocolo de cooperação para melhoria das condições técnicas e profissionais de Saúde do país, de forma a diminuir as evacuações a Portugal.

O acordo foi assinado pela Administradora Executiva do Departamento de Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Dra. Rita Valadas, e pela Ministra Adjunta e da Saúde, Dra. Cristina Fontes Lima.

Trata-se de um primeiro acto formalizado entre as duas instituições, que vai permitir, por um lado, a capacitação e formação de médicos e enfermeiros Cabo-verdianos, nas áreas como a traumatologia e reabilitação física para a melhoria das condições técnicas nacionais e por outro lado, o envio de equipas técnicas portuguesas para fazer consultas, e evitar as evacuações dos doentes a Portugal.

Para a Ministra da Saúde, Dra. Cristina Fontes, este protocolo simboliza muito para os Cabo-verdianos já que, segundo frisa, era uma preocupação do governo encontrar algum apoio para melhorar as condições dos evacuados.

“A nossa preocupação era também ter algum apoio para os evacuados em Portugal. E a aqueles que temos que evacuar, fazer tudo para que, em parcerias, agora com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, possamos melhorar as respostas.”  

O Ministério da Saúde quer também através deste protocolo, diminuir o tempo de espera das consultas em Portugal. E face as dificuldades que os evacuados enfrentam, nomeadamente a nível do alojamento, está-se a estudar a possibilidade dos evacuados virem a ser acolhidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Para a Administradora Executiva do Departamento de Acção Social na SCML, Dra. Rita Marques, este é um momento histórico para os dois países.

Recorda-se que desde Novembro do ano passado, algumas Missões Técnicas portuguesas foram enviadas a Cabo Verde.

IMG 1634

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.