A nova pediatria do Hospital Agostinho Neto na Praia reabriu esta segunda-feira, 22 de Abril, com mais espaços, equipamentos e uma maior qualidade de atendimento às crianças.

A directora do HAN, Ricardina Andrade avançou que a remodelação esta orçada em mais de 15 mil contos e veio dar maior eficácia aos cuidados oferecidos pela estrutura, as crianças que a partir de agora vão beneficiar de um maior espaço, mais cama e melhores equipamentos para atender crianças até os 10 anos de idade.

A grande novidade desta remodelação deve-se ao facto do serviço da pediatria disponibilizar um quarto e mais de 15 cadeirões de descansos numa área apropriada para as mães-acompanhantes.

“ Está disponível um quarto com capacidade para oito camas para as mães, principalmente para as que deslocam do interior e não tem condições para regressar todos os dias”, referiu Ricardina Andrade.

Ainda este ano, segundo a responsável hospitalar, o banco de urgência de adultos e o laboratório também vão ser remodelados

Ricardina Andrade avançou que neste momento a masterplan do HAN encontra-se na fase final da reformulação dos serviços internos, e que até 2029 o HAN vai dar respostas a todas as demandas, indicando inclusive, que está a ser feito um estudo para a desmobilização de alguns serviços para outras localidades.

A ministra-adjunta e da Saúde, Cristina Fontes que presidia ao acto da inauguração enalteceu o espaço manifestando a intenção da pediatria vir a alargar atendimento das crianças dos 10 para 15 anos.

“ O nosso grande projecto é melhorar a saúde da criança em geral, para além do melhoramento das infra-estruturas também é preciso diminuir a mortalidade infantil e melhorar os cuidados pré-natais”, argumentou Cristina Fontes.

A governante fez saber que neste momento decorre um projecto do HAN em parceria com a Câmara Municipal da Praia e o Ministério de Ambiente para a construção de uma estrutura hospitalar mais funcional prevista para 2029.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.