Ministra da saúde recebe a delegação da saúde do Senegal (06 de Abril)

A Ministra-adjunta e da Saúde Cristina Fontes, recebeu este sábado, 06 de Abril, a delegação de saúde do Senegal com objectivo de estreitar relações na área da saúde.

Cristina Fontes, assegurou que existe um desejo partilhado entre os dois países, no sentido de haver mais complementaridade em varias áreas entre as quais a saúde.

Uma troca de experiências entre as duas ministras e o desejo partilhado em ter uma total cobertura da saúde, acabando-se desta forma com a barreira de que só os que tem dinheiro é que pode ter melhor acesso à saúde, são os objectivos preconizados pelas ministras de saúde de Cabo Verde e Senegal, Awa Marie Coll Seck.

A tutelar da pasta de saúde afirmou que a sua homologa de Senegal, bem como os restantes ministros de saúde da CEDEAO presentes na reunião que teve lugar de 4 a 5 de Abril na Cidade da Praia, gostaram do desempenho e do modelo que Cabo Verde tem implementado na área da criança e da mãe, pelo que mostraram interesse em adoptar este método nos seus países, por forma e à semelhança do arquipélago reduzirem a taxa de mortalidade infantil e materna.

Por outro lado, informou a ministra, na área de formação o Senegal tem uma boa estrutura, acrescentando que está a estudar em conjunto com a ministra Awa Marie Seck a possibilidade de enviar formandos na área de saúde para o país vizinho.

Delegacao 1Delegacao 2Delegacao 3

Ministras de saúde de Cabo Verde e Senegal visitam Hospital Regional Santiago Norte (07 de Abril)

A ministra-adjunta e de Saúde Cristina Fontes e a ministra de saúde de Senegal visitaram este domingo, 7, o Hospital Regional de Santiago Norte, com objectivo de levarem a mensagem da promoção da saúde e da prevenção da doença, no âmbito da comemoração do dia mundial da saúde.

Recorde-se que a ministra de saúde senegalesa participou da reunião dos ministros de saúde da CEDEAO que teve lugar de 4 a 10 deste mês na Cidade da Praia.

Cristina Fontes informou que aproveitou a estadia para convidar a sua homóloga a visitar algumas estruturas de saúde, com o intuito de estreitar relações entre Cabo Verde e Senegal não só em matérias de saúde como também noutros sectores.

Se por um lado muitos cabo-verdianos procuram atendimento médico neste país vizinho, também Senegal mostrou interesse na área de saúde do arquipélago nomeadamente em saúde da criança, informou a ministra.

“É uma grande honra ter a ministra de saúde de Senegal no dia mundial da saúde, quando ela podia estar no seu país, estar aqui connosco mostra como estão interessados em desenvolver esta cooperação”, manifestou Cristina Fontes.

A ministra referiu que com esta deslocação pretende “quiçá” desenvolver germinações entre hospitais regionais e centrais, e mostrar que futuramente poderá haver uma cooperação na área da saúde entre Senegal e Cabo Verde.

Cristina Fontes aproveitou mais uma vez, para alertar a população sobre a Hipertensão apelando que adoptem estilo de vida saudável.

Primeiro-ministro recebe em audiência a ministra da Saúde e Acção Social do Senegal (8 de Abril)

 O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, recebeu esta segunda-feira, dia 08 de Abril, a Ministra da Saúde e Acção Social do Senegal, Awa Seck.

 O encontro insere-se no âmbito de visita da governante senegalesa a Cabo Verde  a convite da Ministra-Adjunta e da Saúde, Cristina Fontes.

Segundo o Primeiro-ministro José Maria Neves, este encontro com a ministra de saúde senegalesa é uma oportunidade para aprofundar as relações e perspectivar novos caminhos para a cooperação entre Cabo Verde e Senegal em matéria de saúde e de acção social.

Tendo em conta as relações estratégicas e de proximidades entre os dois países, os dois governos não descartam a possibilidade de uma futura cooperação em sectores como a infra-estruturas entre outros.

Recorde - se que Cabo Verde acolheu  recentemente  a XIV Reunião dos Ministros da Saúde da CEDEAO bem como a IV Simpósio Internacional da COLUFRAS (Conferência Luso Francófona da Saúde).

Na sequência desta visita foi assinado pelos dois Ministérios um comunicado conjunto com intuito de tornar mais eficientes os dominios de cooperação identificadas no documento.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.