Este ano e pela primeira vez o arquipélago recebe o 4º Simpósio Internacional da COLUFRAS (Conferência Luso-Francófona de Saúde) com o objectivo de aproximar as comunidades que partilhem o português e o francês nas Américas, Europa, Africa e Timor Leste.
A Ministra-adjunta e da Saúde, Cristina Fontes, presente na cerimónia de abertura, enalteceu o acto e manifestou todo o interesse do país em aprender mais aos cuidados primários a ter com a saúde com os países participantes da área de saúde nomeadamente Brasil, Canadá e Portugal.
“Não devemos esperar que as pessoas fiquem doentes para as tratar, a prevenção é mais barata, eficaz e equitativo”, realçou a ministra salientando que na lógica da justiça e democracia social ligada ao movimento preconizado pela COLUFRAS, a vacinação e o acesso à saúde tem que ter a cobertura total.
Cristina Fontes referiu que os países pertencentes a COLUFRAS já estão a apoiar Cabo Verde tanto a nível de saúde como em ensino na área de saúde.
Num mês dedicado à saúde, a ministra voltou a lembrar que a saúde é um compromisso de Estado mas que também é da responsabilidade de todos.