Para assinalar o Dia Mundial da Saúde que se assinala na próximo dia 07 de Abril, o Ministério da Saúde em parceria com o Centro Nacional de Desenvolvimento Sanitário (CNDS) realizaram esta manhã no HAN uma conferência sobre a Hipertensão, que foi televisionada em simultâneo nas regiões sanitárias de Santiago Norte, Sal, Ribeira Grande e São Vicente.

Segundo a cardiologista, Irenita Figueiredo, a hipertensão, lema escolhido para este ano que também será o tema da discussão do “Protocolo de Tratamento e de Controlo”, pretende-se harmonizar o atendimento e condutas nas diferentes estruturas de saúde, melhorar a prestação de cuidados prestados aos doentes, actualização dos profissionais de saúde e racionalização dos custos das consultas.

O presidente do CNDS, Artur Correia, alertou a população para a doença indicando que em Cabo Verde os dados apontam para uma prevalência de 35% na população entre os 25 e 64 anos, dados que considera “muito preocupante”.

Artur Correia, referiu que tudo o que se pode fazer para evitar a doença está em nossas mãos, recomendando que estilos de vida saudável, exercício físico, são as medidas de prevenção da hipertensão.

A Ministra-adjunta e de Saúde, Cristina Fontes, que presidia a conferência saudou o núcleo responsável pela telemedicina, que segundo a governante, esta tecnologia permitiu que os médicos e enfermeiros das diferentes regiões sanitárias participassem da conferência sem ter de deslocarem para o HAN.

Cristina Fontes avançou que com a telemedicina e com técnicos que estão a ser formados nesta área, vai encurtar a distância, uma vez que vai se poder atender um paciente noutras ilhas a partir da Cidade da Praia ou de São Vicente, acabando desta forma com os ditos “centros e periferias”.

Quanto a hipertensão e o dia mundial da saúde que se avizinhe, a responsável pela pasta de saúde lembrou que a saúde é um compromisso do Estado mas que é de responsabilidade de todos, apelando aos cabo-verdianos a adoptarem estilos de vida saudável por forma a evitar os factores de riscos.

 

 

 

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.