Cabo Verde é o país anfitrião da XIVª Reunião Ordinária da Assembleia dos Ministros da Saúde dos países da CEDEAO, que se realiza nos dias 4 e 5 de Abril próximo, no Hotel Oásis Praia Mar, na Cidade da Praia.

Segundo o Director-Geral da Organização Oeste Africana de Saúde (OOAS) Plácido Cardoso, os ministros de saúde presentes na reunião vão debruçar-se sobre os assuntos focais dos respectivos ministérios e receberão da OOAS novas orientações no sentido, se for a caso, de melhorar o serviço.

A reunião que acontece anualmente, visa, segundo Plácido Cardoso, informar as actividades desenvolvidas bem como as dificuldades encontradas pelos Pontos Focais da OOAS no desempenho das suas funções.

O encontro que iniciou no dia 31 de Março, informou Plácido Cardoso, “foi positivo e nos permitiu atingir os objectivos pretendidos”. As dificuldades segundo o mesmo prendem-se no conhecimento das actividades e as intervenções desencadeadas pela OOAS nos diversos países.

Nos dias 1 e 2 o Director-Geral mencionou que a reunião foi consagrada aos peritos de saúde para debruçar-se sobre a análise do relatório anual, e também discutir algumas intervenções futuras nos diferentes países membros nomeadamente a criação do stock para os anti-retrovirais principalmente o vírus da Sida.

“Foi feita esta proposta durante a reunião, agora vai ser discutida a sua aprovação e posteriormente a implementação”, disse o Director Geral da OOAS.

Ainda durante o dia 2 foi discutida a proposta da Harmonização do Código da Ètica e Deontologia, e procede agora a sua respectiva implementação, informou Plácido Cardoso, acrescentando que também vai ser harmonizado e implementado o Curriculum da Medicina Geral.

Nos dias 4 e 5 Plácido Cardoso adiantou que vai ser discutido o relatório do Director Geral da OOAS bem como a análise das reuniões técnicas dos ministros de saúde presentes realizadas até o dia 3 de Abril.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.