A Handicap Internacional, disponibilizou no dia 08 de Março vários equipamentos de fisioterapia aos serviços de reabilitação, no sentido de melhorar a fisioterapia dos pacientes.

A Ministra-adjunta e da Saúde, Cristina Fontes Lima, presente no acto da entrega, manifestou que a promoção, a prevenção, o tratamento e a reabilitação são os quatro pilares essências da saúde.

A governante referiu que ainda não é possível responder todas as demandas da reabilitação.

“Há alguns esforços para nos viabilizarmos ou ajudar dentro dos limites do Orçamento”, referiu a ministra, acrescentando que o Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional (CENORF), foi um projecto que surgiu fora do sector público.

O CENORF segunda a ministra, não conseguiu manter a sua sustentabilidade, pelo que o governo teve que apoiar nas despesas, indicando que os materiais ortopédicos oferecidos vão ajudar os pacientes nos centros de saúde, diminuindo assim o fluxo dos pacientes encaminhados para o CENORF.

A responsável pela área de Saúde apelou a Promoção Social e às seguradoras, que apoiem de uma forma sustentável os pacientes que sofrem acidentes no trabalho e de viação por forma a diminuir os gastos públicos neste sector.

Os equipamentos oferecidos no valor de 4 200 contos inserem-se no âmbito do projecto “Melhoria das Respostas sobre a Deficiência em Cabo Verde”, foi financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Luxemburgo e tem por finalidade reforçar a qualidade de reabilitação dos deficientes em Cabo Verde.

Fortalecimentos de serviços com base comunitária, fortalecimento dos serviços de Próteses Orteses do CENORF, são outras áreas em que estes materiais de fisioterapia irão funcionar.

Handicap 1Handicap 2Handicap 3

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.