Com vista à uma melhoria significativa no que diz respeito aos resíduos hospitalares, o Ministério da Saúde em parceria com o Ministério do Ambiente, promove de 27 a 29 de Novembro, uma ação de Formação destinada aos Profissionais da Saúde sobre Resíduos Hospitalares.

 

O Director Nacional de Saúde, Dr. Pedro Delgado, presidiu a cerimónia de abertura, na sua intervenção diz estar preocupado com os resíduos hospitalares,“nenhum dos Ministérios envolvidos estão satisfeitos com as condições existentes, por isso estamos a fazer um esforço para melhorar esta situação”

 

A credita que em parceria com outros intervenientes as soluções serão encontradas com mais facilidade, e com esta formação será possível dotar os profissionais e as estruturas de saúde de capacidades e de instrumentos para uma gestão mais adequada dos resíduos hospitalares

 

O formador Eng.º. Adilson Fragoso, explica que os lixos de riscos biológicos e específicos carecem de um tratamento adequado, alega ainda a falta de equipamentos e materiais para o tratamento dos resíduos hospitalares e empresas especializadas nesta área a atuar no país.

 

Na sua opinião é importante apostar na colocação de incineradoras nas estruturas de saúde que fazem intervenções cirúrgicas no país, “talvez ter em Cabo Verde três ou quadro incineradoras nas principais estruturas de saúde, para os lixos de risco biológico seria suficiente…”.

  

 

 

 

 

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.