O Primeiro-Ministro, José Maria Neves presidiu, hoje, 30 de Abril, o acto de lançamento da primeira pedra das obras de ampliação do centro de saúde de Santa Cruz, na cidade de Pedra Badejo.

 O acto contou com a presença de eleitos nacionais, eleitos municipais, responsáveis dos serviços desconcentrados de Santiago Norte e população em geral.

 Com a execução deste projecto, orçado em aproximadamente 99.827.700,00 (noventa e nove milhões oitocentos e vinte e sete mil e setecentos escudos), o referido Centro passará a contar com um centro de Saúde Reprodutiva, uma cozinha nova e uma área para albergar a parte administrativa da Delegacia de saúde.

Participam deste acto, para além do PM, a Ministra-adjunta e da Saúde, Critina Fontes, para além do Delegado de Saúde local, o Dr. João Batista

 "O centro já tinha sido remodelado, foi investido cerca de 40 mil contos nestas obras, e claramente trouxe melhorias, mas mesmo assim esta ampliação fez se necessário,  porque a população de Sta. Cruz ficará bem servida, e terá melhorias na prestação de cuidados. O mais importante é criar condições para que a população possa ter uma boa saúde, assistência médica e medicamentosa e melhores condições de vida, pois só assim será melhorada as condições de vida das pessoas”, disse JMN, na sua intervenção.

Para a Ministra-adjunta e da Saúde, a melhoria dos indicadores na região são notáveis desde de 2002, neste sentido admite que com o centro reprodutiva será possível melhorar o atendimento pré natal, melhorar a prestação de cuidados, e manter o nível de qualidade dos serviços. “estamos orgulhos com os resultados que este centro de saúde já conseguir alcançar até agora, com invejável indicadores nomeadamente a cobertura vacinal”.

Orlando Sanches, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz aproveitou a ocasião para descrever Sta. Cruz como sendo um município com perspectiva de desenvolvimento com bases sólidas para o seu desenvolvimento sócio económico.“Há muito que sonhávamos em Sta. Cruz com a melhoria de condições de trabalho para os profissionais de saúde para melhor servir esta população ” assegura Sanches.

Esta obra é financiada pelo Governo de Cabo Verde, através do orçamento de investimento do Ministério da Saúde e o prazo de conclusão da mesma é de 10 meses, a contar da data da sua consignação.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.