A Direcção Nacional de Saúde do Ministério da Saúde está a ultimar o processo de reorganização do atendimento e as prestações de cuidados de saúde à população das Cidades da Praia e do Mindelo. Neste sentido convocou uma conferência de imprensa, esta manhã, 27, às 10h, na sala de reunião do Ministério da Saúde, com objectivo de dar a conhecer este processo.

O inicio desta reorganização está previsto para a segunda quinzena do mês do Maio, e visa essencialmente melhorar a resposta que o serviço nacional de saúde dá às populações que habitam nestas duas cidades e que representam cerca de 50% da população.

Segundo o Director Nacional da Saúde, Dr. António Delgado, pretende-se com este projecto servir melhor esta população e reorganizar de forma diferente o funcionamento das estruturas.

Destaca ainda que os objectivos fundamentais deste processo de reorganização, é introduzir mudanças nos Centros de Saúde e nos Bancos de Urgências destes hospitais, e o encaminhamento dos doentes denominado por “toma conta”, “o essencial é que as pessoas entrem no sistema, nós os encaminhamos, e fazemos aquilo que é necessário”.

A actuação sobre os centros de saúde consiste no alargamento do horário de funcionamento (de segunda a sexta feira), em formar equipas que irão trabalhar por turnos (turnos de manhã e da tarde), e permite a marcação de consultas programadas, entre outros.

Entretanto, nos Bancos de Urgência, pretende - se tendencialmente fazer somente os atendimentos de urgência e implementar um sistema de triagem que permitirá padronizar este serviço.

Afirma ainda, que para interligar estes dois sistemas, o Ministério aposta na informatização dos registos que permitirá fazer a marcação de consultas através dos mecanismos existentes (e-mails, fax, telefone) e a partir de um atendimento entrar no sistema automaticamente, e isso garante a marcacão de consulta  na estrutura de saúde mais próxima da sua residência.

Com os mesmos meios disponíveis, o Ministério da Saúde está a reunir as condições necessárias básicas para este processo de reorganização.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.