A Unidade de Coordenação da imigração – UCI, apresentou, hoje - 10 de Abril de 2012, pelas 09h00, a Estratégia Nacional de Imigração. O evento decorreu no Hotel Trópico, na Praia, e foi presidido por S. Excia. a Sr.ª Ministra-Adjunta do Primeiro-Ministro, Dr.ª Cristina Fontes Lima.

“A imigração em Cabo Verde é hoje uma realidade incontornável, fruto da estabilidade política e de algum progresso económico que nós fomos demandados cidadãos do mundo e estamos neste momento preparados em termos institucionais para garantir uma melhor integração de imigrantes” reconheceu a Ministra Adjunta, Cristina Fontes. 

A Ministra garante que esta Estratégia Nacional de Imigração surge para combater a imigração clandestina e a mão-de-obra ilegal, ou seja, combater estas situações socialmente degradantes e reivindicar gestão de recursos migratórios e desenvolver uma politica de integração harmoniosa dos imigrantes.

Assegura que, pretende com isso “tentar gerir e apresentar uma política coerente que responda a esta preocupação de dominar os fluxos migratórios e os seus efeitos positivos” igualmente garantir o diálogo, apoio e parceria nessa politica de imigração, garantir a integração social, e a coerência de políticas migratórias”.

 

Os censos apontam para a existência de cerca de 14 mil imigrantes em Cabo Verde e aproximadamente 9 mil imigrantes legalizados.

 

Decorrerá nos dias 11 e 12 o workshop de discussão para a elaboração dos Planos de Acção sectoriais no mesmo local, das 9 às 16 horas.

Imagem_007.jpg_Apresentao_de_Estratgia_Nacional_de_ImigraoImagem_002.jpg_Apresentao_de_Estratgia_Nacional_de_Imigrao