O Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Nutrição, dos Hospitais e Centros de Saúde em parceria com o Unicef e a OMS comemora de 01 a 07 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno, sob o lema “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”, com o objetivo de:

  1. CUIDAR     INFORMAR - as pessoas sobre o seu papel fortalecendo a rede de apoio ao aleitamento materno;
  2.      VINCULAR – o aleitamento materno como parte de boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades;
  3.       ENVOLVER - pessoas e organizações ao longo da rede de apoio ao aleitamento materno;
  4.      ESTIMULAR – ações de reforço da capacitação dos atores e sistemas para a mudança de comportamento.

A pandemia de COVID-19 e os conflitos geopolíticos aumentaram e agravaram as desigualdades, levando mais pessoas a insegurança alimentar. As regras de distanciamento físico significaram menos contatos, resultando em menos conhecimento e menos oportunidade para aconselhamento em amamentação. O aleitamento materno é a base da vida e contribui para a saúde, a nutrição e a segurança alimentar, tanto em situações normais como em emergências. O aleitamento materno também é um direito humano que precisa ser respeitado, protegido e cumprido.

O apoio ao aleitamento materno envolve muitos atores e níveis. As mulheres precisam de apoio do serviço de saúde, do local de trabalho e da comunidade para amamentar de forma adequada. Há uma necessidade urgente de melhorar a educação e aumentar a capacidade de todos os atores que trabalham ao longo da rede de apoio ao aleitamento materno.

O tema e os objetivos da semana ajudarão a garantir instalações de saúde amiga da amamentação, comunidades e locais de trabalho de apoio, e irá restaurar e melhorar as taxas de amamentação, nutrição e saúde, a curto e a longo prazo.

A nível nacional as estruturas de saúde estarão a desenvolver várias atividades com profissionais de saúde, grávidas, mães, famílias, comunidades, locais de trabalho (respeitando as medidas de prevenção preconizados), participação em programas de rádio e televisão, com objetivo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno. 

A abertura da comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2022, foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, nesta segunda-feira, 01 de agosto, no Hospital Regional Ramiro Figueira, na ilha do Sal.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.