Na tarde desta terça-feira 26 de julho, na cidade de Assomada, o Primeiro Ministro José Ulisses Coreia e Silva presidiu a cerimonia de Inauguração do Novo Centro de Saúde de Assomada e delegacia de Santa Catarina de Santiago na presença do Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

295527489 608040817347443 1030901441756366442 nNas declarações feitas, o Primeiro Ministro disse que o Governo cumpriu mais um compromisso importante com a população de Santa Catarina, num dos setores relevantes da vida social e económica de um país, que é a saúde com a inauguração do Centro de Saúde de Assomada.

“Demos um passo significativo, com a concretização deste investimento, orçado em quase 157 mil contos, dotando Santa Catarina, em particular Assomada, de um Centro com qualidade, para a melhoria na prestação dos serviços de saúde, com condições de trabalho aos profissionais da área e, também, de atendimento e acolhimento daqueles que procuram os serviços de saúde” realçou.

Segundo José Ulisses Correia e Silva, esta infraestrutura está à altura da ambição da cidade de Assomada e do que se quer para o país, que é descentralizar ao máximo, reduzir as assimetrias no acesso aos serviços de saúde e dar respostas com qualidade. Mais importante que a parte física, são os serviços, equipamentos e os recursos humanos que é colocado a disposição da população.

Nos últimos anos o Governo tem realizado vários investimentos na área da saúde em Santiago Norte, pois segundo disse o Chefe do Governo “construímos o Centro de Saúde de São Lourenço dos Órgãos, o Posto Sanitário de Santa Cruz, e hoje, o Centro de saúde de Assomada. Vamos continuar. Temos em carteira, para breve, o Centro de Saúde de São Salvador do Mundo, e os Centros de São Miguel e Ribeira Grande de Santiago.”

Desde 2019, o Governo já investiu em equipamentos hospitalares cerca de 1 milhão de contos, para equipar, a nível nacional, os Centros de Saúde, Hospitais Regionais, Postos Sanitários e Unidades Sanitárias de Base, com valências que vão desde estomatologia, genecologia, obstetrícia à fisioterapia, psicologia e outras.

O atual Centro de Saúde de Assomada serve uma população de cerca de 15 mil habitantes, que é essencialmente a fração urbana do município, correspondente a 14,2% da população do Concelho de Santa Catarina, atualmente é o único centro de saúde do município e presta serviço de nível primário a toda a população de Santa Catarina, situando-se a cerca de 8 Km do Hospital Regional Santa-Rita Vieira.

O Novo Centro de Saúde irá albergar 5 serviços a saber Serviços Gerais de Prestação de Cuidados que abriga consultórios para várias áreas como nutrição, estomatologia, psicologia, fisioterapia e urgência, o Serviço de Saúde Sexual e Reprodutiva com sala para grávidas e atendimento de gestantes, ecografia e consultórios médicos, sessão infantil e para adolescentes,  Serviço de apoio a diagnóstico e tratamento onde estão a área da farmácia, bem como o Serviço de Administração e uma Zona técnica com parque de estacionamento, lavandaria e armazéns.

Esta nova infraestrutura vai albergar também a sede da Delegacia de Saúde de Santa Catarina de Santiago. A construção deste Centro de Saude está enquadra no âmbito do Programa do Governo da IX Legislatura que contou com o financiamento do Governo de Cabo Verde e do Fundo Kuwait no valor de 156.685.912 ECV.

Esta nova infraestrutura vai reforçar a rede de infraestruturas sanitárias na Região Sanitária Santiago Norte que conta neste momento de um Hospital Regional e 6 centros de saúde para além dos postos sanitários e Unidades Sanitárias de base.

295355161 608040704014121 4449420665891824109 n

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.