Estas declarações foram feitas pelo Ministro da Saúde Arlindo do Rosário, a margem da cerimonia de entrega de mais um donativo em matérias e equipamentos hospitalares feita esta manhã pela Embaixada da China em Cabo Verde ao Hospital Dr. Agostinho Neto, na Praia. Trata-se de um conjunto de matérias e equipamentos do foro hospitalar para o reforço das áreas de acupuntura, fisioterapia e orto traumatologia, avaliados em mais de 4 mil contos.

1Z5A6921De acordo com o Ministro as relações de cooperação entre a República Popular da China e Cabo Verde tem sido “exemplar”, uma vez que ao longo dos anos tem ajudado o país a nível da assistência técnica, prestação de cuidados, mas também de formação e intercâmbios.

“Nós também temos enviado funcionários e estudantes para China também para pós-graduação, mas queremos reforçar ainda mais, sendo que há toda abertura da parte da China para o reforço da cooperação, que não passa só pelo sector da saúde, mas também por outros sectores nomeadamente na área da economia marítima e não só”.

Outro projeto que o Ministro anunciou que vai ser objeto de cooperação é a implementação da medicina tradicional chinesa como tratamento alternativo à medicina convencional em Cabo Verde.

O Ministro da Saúde anunciou ainda que a Cooperação Chinesa vai financiar ao Projeto da maternidade e pediatria do Hospital Dr. Baptista de Sousa em São Vicente, orçado em mais de 18 milhões de dólares cujo lançamento da primeira pedra para o inicio das obras pode ser feita ainda este ano de 2022.

Disse ainda que o Hospital Dr. Agostinho Neto também tem recebido importantes apoios da Cooperação Chinesa para além da formações e equipamentos, lembrou da construção da maternidade deste hospital, mas também na área de cuidados intensivos.

Aquele Governante reconheceu também a colaboração da Cooperação Chinesa no enfrentamento da pandemia da Covid19, onde para além dom envio de vacinas enviaram também equipamentos de proteção individual e consumíveis.

Para o Embaixador da China em Cabo Verde, Xu Jie, China e Cabo Verde desfrutam de uma profunda amizade tradicional e de uma cooperação frutífera no campo da saúde, tais como, assistência ao Hospital Agostinho Neto, equipas médicas enviadas a Cabo Verde, doações de materiais médicos e vacinas e em 2020, entre outros.

“A China tem enviado regularmente equipas médicas para Cabo Verde desde 1984. Passaram-se 38 anos e um total de 19 equipas foram enviadas. A décima nona equipa médica chegou a Cabo Verde em fevereiro de 2021. Ao longo de um ano e meio, a equipa tem desempenhado as suas funções com elevado sentido de responsabilidade, eles superam as dificuldades e trabalharam com colegas locais na frente de combate contra covid e desenvolveram uma profunda amizade com os colegas locais” considerou.

O Ato de Entrega do donativo ao Hospital D. Agostinho Neto, teve lugar nesta manhã de 24 de julho, na Praia e o Termo de entrega foi assinado pelo PCA do Hospital Dr. Agostinho Neto Dr. Emadoeno Cabral e pelo Emabixador da China em Cabo Verde, Dr. Xu Jie.

1Z5A6895 

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.