Uma estrutura de saúde construída de raiz representando um investimento de mais de 125 milhões de escudos para dar resposta a toda região de barlavento em matéria de tratamento das toxicodependências.

1Z5A6421Para o Chefe do Governo, S. Vicente e a região de barlavento estão de parabéns, pois acaba-se de concretizar aquilo que era um compromisso de dotar esta ilha e a região de um Centro Terapêutico, com qualidade testemunhada nesta manhã.

“Entregámos um investimento importante no sector da saúde, com impacto na melhoria das condições de serviços de cuidados ligados ao uso abusivo do álcool e outras drogas, reforçando a capacidade de acolhimento e da qualidade de resposta para tratamento, e para a reinserção social e económica dos dependentes de drogas e álcool. É um investimento que se enquadra na política pública de saúde do Governo.

Cada jovem, cada mulher, cada homem recuperado da dependência do álcool e da droga, é uma vitória social. Significa recuperação para a vida, regresso à família e à comunidade, sem estigmas e com criação de oportunidades.”

Correia e Silva ressaltou ainda que em poucos anos, São Vicente foi dotado de vários serviços, afetos ao Hospital Baptista de Sousa: o Serviço de Neonatologia, Unidade de Endoscopia, Serviço de Radiologia/Imagiologia e o Serviço de Cuidados Especiais, mas também ao Centro de Diagnóstico de Saúde na Delegacia de Saúde e o Centro de Hemodiálise, em fase de conclusão, o Bloco Ambulatorial do Hospital Batista de Sousa, onde está prevista a Nova Maternidade e a Ala Pediátrica, já com financiamento garantido por parte da Cooperação Chinesa, e ainda o Centro de Saúde de Monte Sossego.

Trata-se de uma estrutura que vem materializar as prioridades do VIII Governo constitucional na promoção da saúde e de estilos de vida saudável, bem assim na melhoria da prevenção e do tratamento das dependências do uso abusivo do álcool e outras drogas.

Este centro é o segundo a nível do país, distribuído em 5 blocos, desenvolvidos em espaços: Administrativo, Multiusos, Consultórios, Oficinas e um Centro de Dia, que vai cobrir toda a zona de Barlavento, reforçando as respostas existentes no âmbito do tratamento das dependências, mais concretamente em regime de internamento. O projeto foi financiado pelo fundo do Kuwait.

1Z5A6337

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.