Foi na manhã deste sábado 02 de julho, na localidade de Ribeirão Égua, interior do Município de Santa Cruz que o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro inaugurou a nova Unidade Sanitária de Base, uma infraestrutura moderna montada pela Associação Missão Comunitária Com Visão para servir aquela comunidade de pouco mais de 500 habitantes e arredores.

1Z5A6035Fruto de uma parceira entre a Associação Missão Comunitária Com Visão, a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Igreja Baptista, esta estrutura sanitária de atenção primária de saúde, nasce numa comunidade que até então não existia nenhum equipamento sanitário. Trata-se de uma infraestrutura montada com donativos vindo da Coreia do Sul composta por um consultório, uma sala de observação com duas camas, uma cozinha, um estufa, um escritório de estomatologia, casas de banho e uma ampla sala de espera.

Para o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, a comunidade de Ribeirão Égua ganhou uma nova centralidade com a construção dos equipamentos socias nomeadamente esta Unidade Sanitária de Base, graças a Cooperação com a Associação Missão Comunitária Com Visão e seus parceiros

“Este espaço ora inaugurado irá seguramente reforçar as respostas sanitárias na comunidade e no município, pois com instalações modernas e adequadas irá permitir em sinergia com a própria estrutura de saúde local melhorar as respostas. Nós vimos nisso, um excelente modelo de cooperação.”

O governante deixou a garantia que enquanto Ministério da Saúde, irá tudo fazer para potenciar as valências da estrutura contruída, mobilizar os recursos humanos necessários e trazer as respostas a esta comunidade assegurando uma das premissas importante que é a universalidade e a acessibilidade dos cuidados de saúde.

Para a Presidente substituta da Câmara Municipal de Santa Cruz, Jamira Duarte, o momento é de regozijo pois no âmbito das atividades do santo padroeiro Nhô Santiago Maior, não se poderia receber e dar a esta comunidade melhor presente e agradeceu todo o trabalho que a associação tem realizado em prol do desenvolvimento da comunidade e de Santa Cruz considerando que o trabalha realizado ultrapassam as dimensões infraestruturais pois se enquadram no apoio às famílias.

Para o Presidente desta Associação Missão Comunitária com Visão (MCCV), Nam Hong Cho, este projeto ora inaugurado é mais um preceito na missão da sua organização pois trata-se de uma infraestrutura contruída de raiz e equipada com donativos da Coreia do Sul para servir a comunidade que deu inicio a um ano e meio em articulação com o Hospital SERIM da Coreia do Sul que é o parceiro que enviou dois contentores com os equipamentos necessários.

A referida Unidade Sanitária de Base está inserida num pacote de projetos efetuado pela Igreja Batista, numa parceria com Associação Missão Comunitária Com Visão, Projeto Escola de Vida e a Câmara Municipal de Santa Cruz. Esta estrutura de saúde irá prestar serviço a centenas de famílias daquela comunidade em matéria de cuidados de saúde primários, promoção da saúde e prevenção de doenças.

1Z5A6026

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.