Na cerimónia de abertura que teve lugar nesta terça-feira 21 de junho na cidade da Praia, Maria do Rosário Correia, Diretora Geral do Planeamento e Orçamento e Gestão do Ministério da Saúde, interveio em representação dos órgãos delegados do INE, considerou que governar um país insular com fracos recursos financeiros e onde o maior capital são os recursos humanos, é importante ter evidências científicas que permite decidir em tempo útil  e neste sentido o Sistema Estatístico Nacional tem um papel preponderante na produção e divulgação da informação em tempo real.

1Z5A5317

 

A ENDE é o instrumento de planeamento da atividade estatística oficial de médio prazo no âmbito do Sistema Estatístico Nacional (SEN), bem como de coordenação de parcerias para a estatística oficial, capaz de garantir adequada previsibilidade dos recursos para a atividade estatística do país.

O SEN de Cabo Verde já iniciou o processo de elaboração da ENDE para o período 2022-2026, e que se pretende seja um processo participativo, o que implica, necessariamente, o envolvimento de todos órgãos do SEN, outros produtores de estatísticas, utilizadores e dos parceiros de desenvolvimento, além do engajamento do Governo.

O primeiro passo na elaboração de uma ENDE inicia com a preparação de um Roteiro, que descreve as etapas do processo, o seu alinhamento com os programas de desenvolvimento do país, os objetivos e resultados esperados, os recursos humanos, as atividades, plano de ação, o calendário e orçamento para a ENDE. O Roteiro para a elaboração da ENDE 2022-2026 já foi concebido e validado pelos Órgãos Produtores do SEN.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.