O Ministro da Saúde que realizou hoje 16 de junho uma visita à ilha de São Vicente anunciou que a Comunidade Terapêutica de Ribeira de Vinha poderá vir a ser inaugurada em breve pois com a avançar das obras, afirmou que as condições estão sendo criadas para a entrada em funcionamento daquela que considerou ser um dos maiores centros de terapia ocupacional da nossa sub-região.

1Z5A4779O Ministro informou que o CTO de Ribeira de Vinha deverá funcionar nos mesmos moldes que a Granja de São Filipe, na Cidade da Praia, onde são atendidos utentes/pacientes dependentes de substancias psicoativas dos dois sexos num processo de recuperação e reinserção social.

“Permite o internamento num período relativamente longo, de seis a oito meses, para tratamento e depois reinserção social de quem estiver aqui a ser tratado”, sublinhou a mesma fonte, para quem São Vicente vai ter um “grande centro de referência nesta matéria”.

Segundo o Ministro a formação dos técnicos e profissionais que deverão integrar a equipa desta instituição já está sendo formada e capacitada para o inicio do funcionamento.

Arlindo do Rosário ficou muito satisfeito com o que viu e ouviu relativamente as obras visitadas em São Vicente. Para além do CTO Ribeira de Vinha, o Ministro também visitou as obras do centro ambulatório do Hospital Baptista de Sousa e considerou que esta obra também está a caminhar a um “bom ritmo” para ser concluído até finais deste ano.

“A perspetiva é termos nos próximos anos um grande centro hospitalar da região norte de Cabo Verde” afirmou.

Durante a sua visita, o Ministro da Saúde também anunciou um conjunto de projetos em carteira para a ilha de São Vicente e Cabo Verde em geral.

Avançou que o projeto para a construção do Centro de Saúde de Monte sossego vai ser enviado para o lançamento do concurso pois o Ministério já tem garantido o financiamento, disse que o projeto da nova maternidade e pediatria do HBS Já está na sua fase avançada e que conta com o financiamento do Governo chinês.

Ao nível de Cabo Verde disse que ainda nesta semana vai lançar a primeira pedra para a construção do centro de saúde de Ribeira das patas em Porto Novo, e o governo já tem financiamento para a construção do centro de saúde Achada Monte e São Miguel, São Salvador do Mundo, Ribeira Grande de Santiago e Brava.  

1Z5A4759

 

O Titular da pasta da saúde congratulou ainda que a delegacia de saúde de São Vicente tem recebido “diversos equipamentos” e está a transformar-se em centro de diagnóstico, e afirmou que aquela estrutura tem funcional o aparelho de raio X permitindo “aliviar” a demanda para o hospital central, e com isso garantiu que o Governo está a trabalhar para o reforço dos cuidados primários de saúde.

Durante a sua visita a São Vicente o Ministro da Saúde manteve um encontro com o Conselho de Administração do HBS  e visitou alguns postos sanitários da ilha.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.