O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, anunciou durante uma visita realizada à Região sanitária Santiago Norte, na passada segunda-feira 13 de junho, que o posto sanitário de Cancelo, em Santa Cruz, no interior de Santiago, será elevado à categoria de centro de saúde e que as condições para o efeito estão sendo criadas.

1Z5A4384 fgfghArlindo do Rosario que visitou às estruturas de saúde da atenção primária da Região Norte de Santiago (RSSN), com o objetivo de se inteirar do funcionamento das mesmas, designadamente os centros de saúde, postos sanitários e unidades sanitárias de base (USB), anunciou uma serie de projetos do sector de saúde para a região.

Segundo o governante, o Posto Sanitário de Cancelo, inaugurado em janeiro de 2021, vai ser elevado à categoria de centro de saúde, isto porque segundo justificou o número de população, que é de cinco mil habitantes, representa uma demanda considerável e as condições infraestruturais também estão criadas.

Outrossim, acrescentou deve-se ao facto de o mesmo estar atualmente a funcionar como um centro de saúde, com a presença de um médico. Daí, garantiu que vão trabalhar na portaria para de facto fazer a elevação do posto sanitário de Cancelo à categoria de centro de saúde.

Na ocasião, o Ministro adiantou ainda que vão fazer intervenções/reabilitação na USB de Ribeirão Boi, em Santa Cruz, e construir um novo centro de saúde de Achada Monte, em São Miguel, uma reivindicação antiga da população.

Sobre o centro de saúde de Achada Monte, que segundo a mesma fonte já conta com financiamento garantido, vai servir uma parte da população de São Miguel e também do Tarrafal.

Já em Santa Catarina, observou que assim como outros municípios visitados (Santa Cruz e São Miguel), que as obras em curso nas USB, neste caso de João Dias, visam elevar algumas à categoria de postos sanitários, tendo em conta que a população está a crescer e a demanda é diferente.

O Ministro da Saúde, que visitou ainda as USB de Mato Gegê e Rincão, esteve acompanhado dos responsáveis de saúde nacional, regional e local.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.