O Ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, chefia uma delegação que participa na 75ª Assembleia Mundial da Saúde que decorre em Genebra, Suíça, de 22 a 28 de maio de 2022. É a primeira Assembleia da Saúde presencial desde o início da pandemia de COVID-19, que decorre sobre o tema “Saúde pela paz, paz pela saúde.

O tema desta 75ª Assembleia Mundial da Saúde visa chamar atenção que a pandemia de COVID-19 e outras emergências de saúde com alcance internacional destacaram o papel de liderança e coordenação da OMS na resposta a tais eventos, por isso fortalecer a preparação e a resposta às emergências de saúde são os pontos chaves desta reunião.

282055497 5454689944549855 7855490283835267547 n 1Nesta 75ª Assembleia Mundial da Saúde será também o momento para a eleição do Diretor-Geral da OMS, que será a recondução para ao cargo do Dr. Tedros Ghebreyesus por ser o único candidato ao cargo de Diretor-Geral da OMS.

Durante o evento, um segmento de alto nível teve lugar neste domingo 22 de maio, com os discursos do Presidente eleito da Assembleia da Saúde, Chefes de Estado, convidados especiais, um discurso do Diretor-Geral da OMS e a apresentação dos Prêmios de Saúde pelo Diretor-Geral. 

O Ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário irá fazer a sua Intervenção nesta 75ª Assembleia Mundial da Saúde, colocando a tónica nos desafios com os quais os Pequenos Estado Isolares enfrentam exacerbados pela pandemia da covid19, nomeadamente sociais, económicos e ambientais  sendo que o caso particular de Cabo Verde que foi considerado um dos países no mundo mais afetados por esta crise pandémica estimando-se que a atividade económica tenha contraído 14,8% em 2020, a maior contração já registada e a segunda maior na África Subsariana.

Arlindo do Rosário fala ainda sobre os esforços do Governo no enfrentamento da pandemia através do reforço dos recursos humanos, financeiros e materiais para proteção da vida, da saúde e na proteção das empresas e do rendimento das famílias.

Aquele governante vai partilhar alguns dados da vacinação contra a covid19 em Cabo Verde, considerado que a capacidade de organização e resiliência interna, aliada a uma cooperação internacional, possibilitou ao Governo de Cabo Verde envolver parceiros bilaterais e multilaterais para adquirir vacinas e apoiar nas campanhas de vacinação, que resultaram na disponibilização ininterrupta de vacinas e consumíveis aos quatro cantos das nossas 9 ilhas habitadas.

A 75ª Assembleia Mundial da Saúde, é uma ocasião onde é realizada uma série de mesas redondas estratégicas, onde os delegados da AMS, as agências parceiras, representantes da sociedade civil e especialistas da OMS discutem as prioridades atuais e futuras para questões de saúde pública de importância global. Serão discutidos e tratados assuntos com foco em quatro pilares, três dos quais contribuem para as “metas do triplo bilhão”: Pilar 1: Mais um bilhão de pessoas beneficiadas pela cobertura universal de saúde; Pilar 2: Mais um bilhão de pessoas melhor protegidas de emergências de saúde; Pilar 3: Mais um bilhão de pessoas desfrutando de melhor saúde e bem-estar; Pilar 4: OMS mais eficaz e eficiente fornecendo melhor apoio aos países. 

A Assembleia Mundial da Saúde é o órgão decisório da OMS, conta com a participação de delegações de todos os Estados Membros da OMS e se concentra em uma agenda de saúde específica preparada pelo Conselho Executivo. As principais funções da Assembleia Mundial da Saúde são determinar as políticas da Organização, nomear o Diretor-Geral, supervisionar as políticas financeiras, revisar e aprovar o orçamento-programa proposto. A Assembleia da Saúde é realizada anualmente em Genebra, na Suíça.

Lik de acesso:

https://www.who.int/about/governance/world-health-assembly/seventy-fifth-world-health-assembly

https://apps.who.int/gb/Journal/e/WHA75/JRN-A75-1_en.html

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.