Depois do lançamento oficial que teve lugar no dia 25 de abril na cidade da Praia, a ilha da Boa Vista acolheu o lançamento da Campanha “Zero Paludismo Começa Comigo” na última quarta-feira, 18 de maio, no Salão Nobre do Paços do Concelho da Câmara Municipal.

281143353 373885318100812 1710459123268509426 nO evento contou com a presença do Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, do Presidente da Câmara Municipal, Cláudio Mendonça, e do Delegado de Saúde da Boa Vista, Elton Brito.

O Diretor Nacional da Saúde, na sua alocução, disse que a campanha é uma iniciativa que visa reforçar a sensibilização da população e chamar a atenção no sentido de que estamos perto de atingir a eliminação do paludismo em Cabo Verde e conseguir cada vez mais o envolvimento de todos em prol deste grande objetivo do Governo.

O Edil Cláudio Mendonça reforçou, na sua intervenção, que a prevenção deve ser contínua para eliminar o Paludismo, e reforçou a total disponibilidade da Câmara Municipal para trabalhar com a Delegacia de Saúde e o governo nesta campanha.

A campanha “Zero Paludismo Começa Comigo” é uma campanha de âmbito continental em prol de uma África sem paludismo, co-dirigida pela Comissão da União Africana e a Rooll Back Malaria, que envolve líderes políticos, personalidades influentes e sociedade civil para o fim do Paludismo. Cabo Verde é o 25.º país a aderir à campanha que teve origem no Senegal em 22 abril de 2014 como um movimento de cidadãos nacional para aumentar a consciencialização sobre o paludismo, fazer da eliminação da doença uma prioridade política e assegurar o compromisso nacional. A campanha assenta em três pilares: envolvimento político, envolvimento do sector privado e envolvimento das comunidades.

Ainda na cerimónia os representantes das instituições, ONG’s Sociedade Civil, e pessoas individuais, sector privado, entre outros, assinaram a declaração de compromisso “Zero paludismo Começa Comigo”.