O Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, inaugurou esta manhã, no Hospital Dr. Agostinho Neto, a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), uma obra avaliada em 100 mil contos, financiada pelo Governo de Cabo Verde em parceria com o Fundo Global, CCS-SIDA, OMS, Embaixada de Portugal e a Cooperação Chinesa.

282024570 559157355569123 4559364243357986841 n“Estamos a acrescentar serviços aos demais que fazem parte de toda a estrutura do nosso Serviço Nacional de Saúde e com qualidade”, disse o Chefe do Governo no acto de inauguração, acrescentando que “é um serviço de cuidados intensivos de referência em termos de qualidade e de equipamentos, equiparado ao que existe do melhor a nível de tecnologia e a nível de sistemas instalados”.

“Esta UCI, disponibiliza aos doentes críticos melhores condições técnicas, tecnológicas e humanas de cuidados e qualidade de assistência, assim como visa reduzir os óbitos e contribuir para redução da evacuação de doentes para o estrangeiro”, sublinhou o Primeiro Ministro.

Para Ulisses Correia e Silva, o Executivo está a fazer apostas assertivas no Hospital Dr. Agostinho Neto. “Inaugurámos há bem pouco tempo um conjunto de serviços, estamos a apostar fortemente na digitalização, em tecnologia de ponta e na qualificação dos recursos humanos”, explicou., aproveitando a ocasião para agradecer os parceiros internacionais (Fundo Global, CCS-SIDA, OMS, Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Luxemburgo e a Cooperação Chinesa) “por terem se empenhado e acreditado neste projeto que agora concretizamos. Se antes a saúde era um setor vital, com a pandemia, demonstrou que com a sua ligação à economia, é fundamental. É estratégico para os países”.

“O Governo tem estado a traduzir a importância da saúde em investimentos. Realizamos muitos investimentos nos Centros de Saúde (construção e equipamentos), nos serviços e nos profissionais de saúde. Estamos ainda a concluir a fase do dossier técnico e de financiamento do novo Hospital da Praia, que irá nascer para reduzir os níveis de evacuação para o exterior, e criar internamente muitas mais capacidades em termos de serviços de saúde”, esclareceu.

“Ainda este ano, vamos dar corpo a esta grande ambição e dotar o país, a partir da Praia, de um hospital de referência”, anunciou.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.