Iniciou hoje 16 de maio, no Hospital Dr. Baptista de Sousa, em São Vicente um Atelier de capacitação sobre o cuidado intraparto e da hemorragia pós-parto, promovido pelo Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Saúde Sexual e Reprodutiva da DNS, com o apoio técnico e financeiro da OMS e do UNFPA.

IMG 3620 O Atelier é destinado, numa primeira fase, aos médicos e enfermeiros dos hospitais centrais, regionais e dos centros de saúde que fazem parto e vai decorrer até o dia 20 do corrente.

 Durante a cerimonia de abertura a Presidente do Conselho de Administração do Hospital Dr. Baptista de Sousa, Ana Brito, considerou que se trata uma formação que chega em boa hora, pois para além dos hospitais da Praia e de São Vicente, técnicos da ilha do maio e de Santiago Norte, participam desta ação de capacitação que vai permitir melhor capacitação deste profissionais que vão aprender uma nova forma de fazer a avaliação de todo o tempo do parto e de intervenção nas intercorrências, principalmente nas hemorragias, designado novo partograma.

A Presidente do Conselho de Administração do HBS, referiu também que, em São Vicente, tem havido alguns casos de hemorragias intraparto, mas sem óbitos “dentro do parto normal”.

Daí o objetivo da ação formativa de melhorar a assistência ao parto e o pós-parto imediato, contribuindo para um parto “mais seguro e de qualidade”, com consequente redução da morbimortalidade materna, fetal e neonatal no País.

Trata-se de uma formação de formadores, a ser ministrada por uma equipa técnica da OMS, que deverá ser replicada posteriormente nas respetivas estruturas de saúde.

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.