Durante o ato central do Dia Internacional do Enfermeiro que teve lugar hoje na Cidade da Praia, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, disse que o governo, estrategicamente vem reforçando de forma progressiva o Sistema Nacional de Saúde com mais enfermeiros e cada vez mais capacitados, sendo que de 2016 a 2020 houve um incremento importante. É que segundo informou o rácio enfermeiro/habitante passou de 12/10.000hb. em 2016, para 17/10.000hb. em 2020.

1Z5A3288Nesta cerimonia o Ministério da Saúde prestou homenagem a todos os enfermeiros e reconheceu o trabalho prestado de forma profissional, de rosto humano, em proximidade, que de forma intergeracional e indiscutível, vem sendo desenvolvido pelos enfermeiros.

Segundo realçou os enfermeiros souberam como ninguém, enfrentar a pandemia de forma heroica, pois prontamente responderam, de forma abnegada, com espirito de entrega e humanista e associado a um forte sentido de responsabilidade social à causa que lhes foram chamados, para que de forma coletiva, em equipas multissetoriais de reforço pudessem responder à Pandemia COVID-19, que ainda persiste.

“Foi nos momentos de quase rutura, quer na linha frente e desde os primeiros momentos da pandemia, como também nos momentos rotineiros dos cuidados de saúde prestados, que pudemos testemunhar esta incrível dedicação, coragem e profissionalismo dos nossos enfermeiros. Acredito que este combate à pandemia tem um rosto sobremaneira ligado à enfermagem,” constatou.

Frisou que nem mesmo a pandemia impediu que os enfermeiros, percorrendo enormes distâncias, muitas vezes por caminhos ingremes, se chegasse às localidades remotas, para vacinar, fazer planeamento familiar, acompanhar as grávidas, capacitar as parteiras leigas, cuidar de problemas de anemia e malnutrição de crianças, visitar escolas, entre outras atividades e cuidados, que diariamente sustentam o Sistema Nacional de Saúde.

Durante a sua mensagem alusiva ao Dia Internacional do Enfermeiro disse que o Governo de Cabo Verde reconhece nos enfermeiros, um dos pilares fundamental e determinante nas suas políticas públicas de saúde, tanto ligados à atenção primária em saúde; na promoção da saúde e prevenção da doença; ao nível dos cuidados de proximidade domiciliares, em áreas várias ligadas à saúde mental, aos cuidados paliativos e doenças crónicas com sequelas graves e prolongadas.

O Ato Central que assinalou o Dia Internacional do Enfermeiro foi também o momento de homenagem a 7 enfermeiros já reformados do Hospital Dr. Agostinho Neto como reconhecimento pelo contributo de muito anos de serviço à causa de cuidar das pessoas. Os certificados foram entregues pelas mãos do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde e pelos membros do Conselho de Administração do HAN.

O Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado anualmente a 12 de maio em memória do nascimento de Florence Nightingale, a fundadora da enfermagem moderna, oferece a possibilidade de homenagear os enfermeiros como recurso inestimável e sensibilizar para os desafios que estes profissionais de saúde enfrentam.

Sob o tema Enfermagem, uma voz para liderar: investindo em enfermagem e respeitando os direitos para garantir a saúde global, o Dia Internacional do Enfermeiro enfatizou a necessidade de proteger, apoiar e investir na profissão de enfermagem para fortalecer os sistemas de saúde em todo o mundo.

Em Cabo Verde, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, esta classe profissional tem vindo a desenvolver tanto em termos de números como de capacitação e representação. Dos 716 enfermeiros que trabalhavam no SNS em 2017, passou para 972 em 2021, ou seja, foram mais 256 profissionais que entraram para o quadro do Ministério da Saúde, sem falar dos que foram contratados no âmbito da pandemia da Covid19. A classe prepara-se para ter a sua própria ordem profissional, sendo que o processo está na sua fase avançada.

 

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.