Dia Internacional do Enfermeiro

 “Enfermagem: uma voz para liderar | Investimento na enfermagem e respeito dos direitos de garantir uma saúde mundial”

Todos os anos, a 12 de maio, temos a oportunidade, a nível mundial, de assinalar, reconhecer e homenagear o papel essencial e preponderante que os Enfermeiros desempenham no dia-a-dia dos sistemas nacionais de saúde e na sociedade em geral.

Dia Mundial do Enfermeiro pedido de poster 2Após 2 anos particularmente difíceis, marcados por uma pandemia com impactos sanitários e socioeconómicos devastadores e que mudou a vida de todos um pouco por todo o mundo, somos chamados, hoje 12 de maio de 2022, a renovar o nosso reconhecimento e a nossa homenagem aos Enfermeiros, que de forma profissional, humanizado e em proximidade, elevaram a prestação de cuidados gerais e especializados de saúde à nossa população, não obstante as evidentes vulnerabilidades dos nossos sistemas de saúde e as pressões que os mesmos sentem no seu dia-a-dia de trabalho.

Orgulhosamente, temos testemunhado como nem mesmo a pandemia impediu que os nossos enfermeiros chegassem a cada canto das nossas ilhas, muitas vezes percorrendo enormes distâncias e por caminhos tortuosos para serem um elo de ligação com as estruturas de saúde e muitas vezes o primeiro rosto do sistema nacional de saúde que um doente vê.

O tema escolhido para este ano, “Enfermagem: uma voz para liderar – Investimento na enfermagem e respeito dos direitos de garantir uma saúde mundial” põe mais uma vez em evidência a forma como geração após geração, o cuidado prestado pelos Enfermeiros em Cabo Verde tem sido um pilar determinante para o desenvolvimento e robustecimento do nosso sistema de saúde.

Muito embora o rácio enfermeiro por cada 10.000 habitantes tenha aumentado de 12 para 16 no período de 2015 a 2020, continuamos ainda abaixo das recomendações internacionais, pelo que continuamos engajados com o nosso compromisso de reforçar as estruturas de saúde com mais enfermeiros, enfermeiros especializados e mais capacitados.

Continuamos a investir para que os nossos enfermeiros tenham acesso aos equipamentos de trabalho e proteção adequados para o exercício da sua função, assim como à formação adequada e oportunidades de melhorar as suas competências e saídas profissionais.

Com a comparticipação para o complemento no curso de licenciatura em enfermagem a mais de 100 enfermeiros e a formação pós-graduada de 30 mestrados em Gestão e Economia em Saúde, demos passos estruturantes no reforço da capacidade de os enfermeiros liderarem e integrarem altos cargos de administração nas estruturas de saúde nacionais e nos diferentes níveis, quer central, regional e local.

Os nossos enfermeiros atuam, hoje, na prestação de cuidados de saúde de excelência em todos os níveis de intervenção e nas mais variadas áreas de especialização. Contribuem para a investigação, na prevenção de doenças, no tratamento de doentes crónicos e pessoas feridas, na administração de cuidados paliativos, e em muitas outras tarefas, como administrativas e de liderança.

Pelo que o Ministério da Saúde de Cabo Verde agradece e celebra cada enfermeiro, aos que estão em exercício, aos recém-ingressados e aos já experientes, pela sua dedicação inabalável. Aos reformados e aos que já não estão fisicamente entre nós, homenageamos.

Cabo Verde segue a sua caminhada rumo ao futuro, confiante de poder sempre contar com a vossa contribuição inestimável e inigualável. A cada um de vós um bem-haja e um feliz.

O Ministro da Saúde,

-Dr. Arlindo do Rosário-

12 de maio de 2022

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.