No âmbito das atividades comemorativas para assinalar o Dia internacional dos Enfermeiros, comemorado no dia 12 de maio, este ano sob o lema “Investimento na Enfermagem e respeito aos seus Direitos para garantir a saúde global”, o Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em parceria com a Região Sanitária de Santiago Norte (RSSN), realizou nesta segunda-feira, 09, um encontro com os enfermeiros da Região Sanitária para salientar a importância do trabalho da enfermagem na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos à população, bem como apresentar os direitos dos mesmos.
280164474 379549747545584 6500554805940036207 nEsta atividade que conforme o enfermeiro Superintendente do HRSRV, José Lino Almada decorre sob o lema “Investimento na Enfermagem e respeito aos seus Direitos para garantir a saúde global”, tem por objetivo investir nos direitos dos enfermeiros para garantir a saúde Global da população.
Questionado sobre o ambiente de trabalho nos serviços da enfermagem no HRSRV, José Lino Almada afirmou que “existe uma união nessa classe, porém o objetivo principal é que os profissionais se tornem cada vez mais unidos”.
Neste sentido, realçou que com a união entre os enfermeiros permitirá maior prestação de cuidados da saúde, o que resulta em melhor resposta aos utentes.
No contexto da covid-19, tivemos um reforçou a nível do pessoal de enfermagem com contratação de mais efetivos o que refletiu na resposta que foi empreendida no enfrentamento da pandemia. Neste momento, apesar da situação estar mais controlada, convém não baixar a guarda, rematou o enfermeiro superintendente do HRSRV.
“Apelo as pessoas que ainda não tomaram a vacina ou não completaram a dose, a dirigir ao centro de saúde para tomarem a vacina”, disse o enfermeiro José Lino Almada, concluindo que hoje o “país está mais livre da covid-19 graças a vacina”.
De recordar que todos os anos a 12 de maio, se assinala mundialmente o Dia Internacional dos Enfermeiros cujo o propósito visa homenagear todos os enfermeiros e relembrar a importância destes profissionais da enfermagem na prestação de cuidados de saúde à população em geral.
Este dia foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, data escolhida com o intuito de assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, conhecida como “A Dama da Lâmpada”, visto que ela foi uma enfermeira britânica e por ser considerada a fundadora da enfermagem moderna.
De realçar, que para assinalar esta data, no passado dia 7 de maio foi realizado atividades desportivas como: jogos de futsal, aeróbica, carta, oril e de entre outras atividades. No programa consta ainda várias ações a serem realizadas no Gabinete Técnico da RSSN, com vista a apresentação de uma sessão de caris científica com diversos temas de relevância para a classe.
No dia 12 será celebrada um missa de ação de graça em honra ao dia da enfermagem, e à noite haverá um jantar convívio, com entrega de prêmios.
 
Fonte: Região Sanitária Santiago Norte: facebook