O Secretariado Executivo do Comité de Coordenação do Combate à SIDA, em parceria com o Gabinete para os Assuntos Farmacêuticos do Ministério da Saúde e a Entidade Reguladora Idependente da Saúde, realiza uma ação de capacitação sobre a Gestão de Stock de medicamentos e produtos de saúde, bem como em matéria da farmacovigilância de medicamentos ARV, TB e TB-MR para Médicos, Técnicos de Farmácia e Farmacêuticos, de modo a contribuir para a melhoria do sistema de aprovisionamento e estoque do Programa, garantir a qualidade de dados, bem como garantir o uso racional do medicamento.

1Z5A5833A referida formação decore entre os dias 08 e 09, 11 e 12 de novembro, na Sala de Telemedicina do Hospital Dr. Agostinho Neto, Praia.

O objetivo desta formação é o fortalecimento da capacidade de resposta em Gestão de estoque e planos de distribuição das Delegacias de Saúde/Centros de Saúde do país, o reforço do Sistema de Gestão e aprovisionamento de medicamentos e produtos de saúde e a melhoria do processo de recolha de informações sobre os efeitos dos medicamentos e a sua comunicação atempada ao Programa de Prevenção de Doenças de Transmissão Sexual, incluindo VIH/SIDA (PLDTS)/ERIS.

A ação de capacitação destina-se aos Médicos, Técnicos de Farmácia e Farmacêuticos das estruturas de Saúde que trabalham nos domínios de VIH-SIDA, Tuberculose e Paludismo das ilhas de Santiago, Fogo, Brava, Maio, Sal, Boa Vista e São Nicolau.

Esta iniciativa insere-se no quadro do reforço das respostas nacional de luta contra o VIH-SIDA e no âmbito do Programa “Investindo para alcançar a eliminação do Paludismo e o Impacto contra TB e VIH-SIDA em Cabo Verde”, subvenção nº CPV-Z-CCSSIDA, financiado pelo Fundo Global.

A referida formação que vai abarcar cerca de 120 profissionais que trabalham nas áreas da farmácia e aprovisionamento de medicamentos iniciou ontem 08 de novembro de 2021 e vai prosseguir até ao inicio do mês de dezembro para as diferentes ilhas do país.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.