Num ato simbólico de homenagem que deve ficar para a posteridade e de forma pública, a Câmara Municipal do Sal encontrou uma maneira de perpetuar a memória de todos os profissionais de saúde da ilha do Sal em especial e de Cabo Verde em geral que lutam contra a pandemia da Covid19.

1Z5A5797Foi erguida na rua Dr. Alberto Fortes em frente a repartição das finanças, em Espargos, um moral de pintura que foi inaugurado ontem sexta-feira pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e pelo Autarca do Sal, Júlio Lopes.

Numa cerimónia que estiveram presentes não só profissionais de saúde, Delegado de Saúde do Sal, José Rui Moreira e a Diretora do Hospital Regional Dr. Ramiro Figueira, Cláudia Silva, o Edil do Sal, considerou merecida esta homenagem.

“A Camara Municipal do Sal homenageia todos os profissionais que organizaram e implementaram os grandes projetos e trabalharam diariamente para salvar esta ilha do impacto da covid19. Por isso, nós homenageamos o Governo de Cabo Verde na pessoa do Sr. Ministro da saúde Dr. Arlindo da Rosário, o Sr. Delegado da Saúde do Sal, Dr. José Rui Morreira, a PCA do Hospital Dr. Ramiro Figueira, Dra. Cláudia Silva. Homenageamos todos os médicos, enfermeiros e pessoal que trabalha na saúde, os bombeiros municipais pelo grande contributo que deram para salvar esta ilha neste momento difícil. Este monumento em pedra vai durar por longos anos, para a próxima geração que poderá testemunhar o que têm feito agora, no Sal, em Cabo Verde e no mundo. Penso que monumento como estes vão ser construídos em vários países do mundo.”

Estas foram as palavras do Edil do Sal que reconheceu a liderança do Ministro da saúde, o profissionalismo da sua equipa no combate a pandemia da covid19 e disse que é com sentimento de gratidão que que faz esta homenagem, pois o ofício dos profissionais de saúde é um “sacerdócio que trabalha para proteger vidas humanas”.

O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, recebeu a homenagem disse que em nome de todos os profissionais da saúde de Cabo Verde de forma muito humilde agradece este momento de reconhecimento da parte da Câmara Municipal do Sal.

“Sr. Presidente os profissionais de saúde têm a missão quase de uma forma sacerdotal de ter as pessoas em primeiro lugar. Esta linda homenagem, mais do que reconhecer os profissionais da saúde é também de facto mostrar que a saúde é um sector central e importante na vida de qualquer país. Esta pandemia trouxe também valores importantes tais como a solidariedade, o reforço das parcerias entre as instituições, como o poder central e local, a proteção civil, a educação a família e inclusão social, a administração interna, os parceiros da cooperação bilateral e multilateral, os organismos internacionais, as ONG’s e todos aqueles que contribuíram para minimizar o impacto da pandemia na vida das pessoas.

Arlindo do Rosário considerou que o carater do Cabo-verdiano como sendo resiliente e de coragem no enfrentamento dos desafios tem sido forjado ao longo dos anos.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.