O ato de entrega aconteceu nesta sexta-feira 05, na ilha do Sal e foi assistido pelo Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e pela Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios.

1Z5A5683

O Representante da ONG Afica Avanza, Inaki Gascon entregou os donativos ao Delegado de Saúde do Sal, José Rui Moreira. São 5250 testes rápidos de antigénio para covid19 e 5 tablets para a recolha de dados.

Segundo a Embaixadora da Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios, a saúde é muito Importante para as pessoas e a reabertura da economia, sendo assim este donativo uma contribuição que advém da adaptação de um projeto anterior para abarcar os aspetos mais graves da pandemia e apoiar na resposta do país. Para além deste donativo existem ainda a possibilidade de formação de profissionais de saúde e deslocação de equipas de saúde de Espanha para apoiar na resposta a pandemia de covid19.

De acordo com o Representante da Africa Avanza, Inaki Gascon, trata-se de um projeto financiado pela cooperação espanhola cujo nome é fortalecimento da atenção primária em Cabo Verde e o principal objetivo é colaborar na luta contra pandemia nas duas ilhas mais turísticas do país.