O Hospital Regional Dr. Ramiro Figueira do Sal foi palco da assinatura de dois protocolos de colaboração sendo um com a clínica Clinitur e outro com a ONG Africa Avanza. Uma cerimónia que teve lugar nesta sexta-feira 05, na presença do Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e da Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios.

1Z5A5665Perseguindo o objetivo de melhorar as respostas dos cuidados de saúde prestados à população da ilha do Sal e da Boa Vista, o Ministério da Saúde através da Direção Geral do Orçamento, Planeamento e Gestão, assinalou um protocolo com a Clinitur na área da cirurgia, sendo que o Hospital disponibiliza o tempo cirúrgico no bloco operatório e de leitos de internamento pós cirurgia para a equipa cirúrgica da Clinitur no âmbito de emergências médicas e com o intuito de evitar a interrupção de prestação de cuidados a nível das cirurgias. Este protocolo foi assinado pela Diretora Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério da Saúde, Maria Rosário e pela Diretora da Clinitur, Marta Vieira.

Na mesma cerimónia também a Diretora da DGPOG, Maria Rosário, assinou um outro protocolo com a ONG espanhola Africa Avanza, na pessoa do seu representante na ilha do Sal, Inaki Gaspon, para realização de missões médicas de uma forma mais alargada nas áreas de prestação de cuidados, assistência técnica, promoção e proteção da saúde, prevenção e controlo de doenças, diagnóstico, tratamento e seguimento de pacientes bem como na formação de quadros.

Para o Ministro da Saúde que apadrinhou este dois atos, trata-se de uma demostração da sinergia que deve existir entre o sector público e privado num sistema de ganha-ganha, mas fundamentalmente que a população do Sal, da Boa Vista e de Cabo Verde ganhe.

1Z5A5675“O Sistema Nacional de Saúde é um sistema que tem o serviço público, o serviço privado e tem também o terceiro sector que é a sociedade civil organizada e as ONG’s. Se nós todos dermos a nossa contribuição e conseguirmos ciar a situação de diálogo entre este vários intervenientes, só ganha o país,” reforçou.

Em relação a ONG Africa Avanza, Arlindo do Rosário disse que o objetivo foi de formalizar a cooperação que dura há mais de 10 anos com os serviços de saúde do Sal e da Boa Vista, permitido a realização de missões médicas com maior permanência das equipas em Cabo Verde.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.