Os técnicos da comunicação do sector da saúde reuniram-se em um webinar, na manhã desta terça feira 12 de outubro, com o objetivo de analisar os desafios da comunicação das estruturas de saúde do país e no contexto da pandemia e traçar possíveis caminhos para o desenvolvimento desta área em Cabo Verde.

foto de primeiro encontro

Durante o encontro, os participantes reconheceram o importante papel que os técnicos da comunicação desempenham na interface as estruturas de saúde com os parceiros, os médias, as comunidades e as populações, sobretudo num contexto de crise pandémica onde as estruturas são chamadas e estarem constantemente a interagir e a comunicar com as populações. Neste sentido, uma das recomendações saídas deste webinar é a necessidade de haver mais articulação e partilha entre os técnicos da comunicação existentes nas diferentes estruturas, a elaboração de uma planificação estratégica da comunicação no sector da saúde e a necessidade de ser dada maior atenção a esta classe profissional em matéria de formação e capacitação.

Participaram deste webinar técnicos da comunicação das diferentes estruturas de saúde e ligados ao sector, nomeadamente o Ministério da Saude (MS), o Instituto Nacional de Saúde Pública(INSP), o Comissão de Combate ao Álcool e outras Drogas (CCAD) a Comissão de Coordenação do Combate ao VIH/Sida (CCSSIDA), Região Sanitária de Santo Antão (RSSA), Hospital Dr. Agostinho Neto(HAN), Hospital Dr. Baptista de Sousa (HBS), Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV) e Delegacia de Saúde de São Vicente.

Os profissionais da comunicação ligados à saúde, para além de fazer um trabalho de comunicação institucional das estruturas ao qual estão afetos, zelam pela imagem institucional da organização, também são chamados a fazer a comunicação para a promoção da saúde, a comunicação de risco em casos de emergências em saúde Pública, como foi o caso da pandemia da covid19, entre outras funções.

Comunicação em saúde diz respeito ao estudo e utilização de estratégias de comunicação para informar e para influenciar as decisões dos indivíduos e das comunidades com vista a promoverem a sua saúde.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.