Iniciou hoje, 13 de setembro, em Cidade Velha, o III Congresso do Envelhecimento Ativo e Saudável que vai decorrer de 13 a 17 do correte, sob o signo de uma atenção integrada a pessoa idosa.

Para o Diretor Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, que presidiu a cerimonia de abertura, este congresso com a tónica na saúde dos idosos “veio mesmo a calhar”, tendo em conta o momento pandémico que se vive, em que os idosos são os que tiveram maiores impactos.

IMG 9021“Em Cabo verde temos já registado 4280 pessoas maiores de 60 anos, diagnosticados com covid19, o que representa 12% do total de casos já notificados e lamentavelmente tem sido a faixa etária onde os óbitos tem ocorrido com mais frequência. A taxa de letalidade nesta faixa etária é de 5,9% enquanto que a taxa de letalidade a nível global é de 0,89%, daí darmos atenção aos idosos e fazer com as pessoas possam envelhecer de uma forma mais condigna possível.”

Para o Representante da OMS em Cabo Verde, a OMS vai continuar a apoiar o país na implementação do Plano estratégico de saúde dos idosos, pois segundo frisou investir na saúde dos idosos é investir no capital humano e permitir o alcance do ODS 3.

O III Congresso para o envelhecimento Saudável e Ativo é realizado no âmbito das atividades do Dia Internacional do Idoso que se assinala a 1 de outubro e na “Década para o   Envelhecimento Saudável 2020- 2030”. Foi promovido pelo Programa Nacional de Saúde do Idoso da Direção Nacional de Saúde, em parceria com a OMS e a OOAS, enquadrado na implementação do Plano Estratégico Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saúde dos Idosos 2017-2021 (PENEASI) e a implementação do Protocolo de Atenção Integrada a Saúde da Pessoa idosa 2018-2030.

Tem como objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre a promoção para o envelhecimento ativo e saudável ao longo do ciclo da vida, onde será necessário definir estratégia e planos estruturados desde agora para o ano 2030 em Cabo Verde, segundo o plano para Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 (OMS) e capacitar os profissionais de saúde que atuam nos serviços da atenção primária, bem como os demais intervenientes nesta área, sobre Atenção Integrada a Pessoa Idosa (ICOPE).

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.