Já no terceiro dia de visita a São Vicente, o Ministro da Saúde dedicou a sua atenção as estruturas de saúde de atenção primária do interior da Ilha. Desta vez, visitou nesta quarta-feira 08, os postos sanitários de São Pedro, Salamansa e Calhau.

1Z5A2327Nestas estruturas trabalham um enfermeiro permanente e um agente sanitário e tem a missão de prestar um serviço de saúde cada vez mais perto das comunidades e mais integrado possível. Desta forma nestes postos sanitários as pessoas podem receber além de cuidados de enfermagem, consultas de várias especialidades como nutrição, ginecologia, clínico geral entre outros, semanalmente através de deslocação de equipas a estas comunidades. Para além da vacinação de rotina, os postos sanitários também estão a fazer a vacinação contra a covid19.

Para o Ministro da Saúde, a maior parte destas estruturas foram elevados a categoria de postos sanitários a um ano, mas estão a fazer um trabalho importante, pois dos três postos visitados constatou que o nível de prestação de cuidados é bom e de qualidade.

 Tendo sido confrontado com algumas revindicações dos moradores nomeadamente Associação dos pescadores de São Pedro e da comunidade relativamente a alguma obra de requalificação do posto sanitário de São Pedro, Arlindo do Rosário garantiu que será uma questão de prioridade da agenda em São Vicente.

“Vamos ver se será uma infraestrutura de raiz ou não, mas para os outros são pequenas intervenção e não vamos fazer grandes promessas por causa do contexto difícil por qua passa o país do ponto de vista económico, mas lá onde for considerado prioritárias serão resolvidas” garantiu.

São estruturas que estão servir a comunidade com uma população entre 1000 a 2000 pessoas, que ajuda de certa maneira a população pois para além dos cuidados, também podem fazer a colheita descentralizada para os exames de diagnósticos, disponibilidade de medicamentos sobretudo para o seguimento dos doentes crónicos.

O Ministro da Saúde mostrou se satisfeito, no final da visita, por ter constatado alto nível de organização a nível destas estruturas de saúde.

Antes de concluir o dia, Arlindo do Rosário visitou também a unidade de produção de camarão em Calhau, onde ficou bem impressionado com o investimento e considerou ser de mais-valia o empreendimento para a área da investigação e também esteve no Depósito Regional de medicamentos em São Vicente, para se inteirar da situação local.

A visita a ilha de monte cara ainda vai continuar nesta quinta-feira, onde a tenção será virada para o Hospital Regional Baptista de Sousa e para o sector privado da ilha, com visitas a algumas clinicas privadas.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.