A sala de atendimento integrado à pessoa idosa ora aberta na Delegacia de São Domingos tem como objetivo promover, manter e recuperar a autonomia e a independência das pessoas idosas, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde, de forma a alcançar como meta, a melhoria de qualidade de cuidados de saúde adequados e digna para as pessoas idosas no município.

IMG 1371 1O Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro que presidiu a cerimónia de abertura da sala, hoje 07 de setembro, acompanhado da Representante do Escritório da OMS em Cabo Verde, Dra. Edith Pereira, realçou as valências desta sala no atendimento aos idosos.

“Este espaço contempla infraestrutura física, equipamentos modernos com boas condições que garantem a qualidade no atendimento a pessoa idosa e que irá permitir que os idosos possam receber melhores cuidados de saúde.

Na sua intervenção o Secretário de Estado avançou que este é um projeto piloto sendo que programa Nacional de Saúde do Idoso pretende implementar em todo território nacional.

Segundo os dados do INE, até 2030 a população com mais de 60 anos em Cabo Verde deve duplicar, podendo chegar a 12%, neste sentido é necessário criar condições para garantir melhores respostas em termos de cuidados de saúde dos idosos.

Trata-se de um projeto que está alinhado com a estratégia da OMS para 2030, o Plano de Ação Global para o Envelhecimento e Saúde e os ODS em que o Ministério da Saúde através do Programa Nacional de Saúde do Idoso, pretende alargar a mais estruturas de saúde, com objetivo é proporcionar melhores condições para avaliação funcional e cuidado integrado à pessoa idosa.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.