O Ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, assegurou nesta quinta-feira, 02 de setembro, na cidade de Porto Novo, que a Ilha de Santo Antão tem um dos maiores rácios médico /hab. do país. Esta consideração foi feita durante o ato solene da Assembleia Municipal do Porto Novo, no âmbito das celebrações dos 59 anos do Município, presidida pelo Ministro da Saúde em Representação do Governo.

1Z5A1886Na área da saúde em particular, Arlindo do Rosário disse que é preciso ver a ilha de Santo Antão como um todo, sendo que em termos de recursos humanos a ilha tem neste momento 22 médicos, sendo 6 médicos e 28 enfermeiros só no município do Porto Novo, para além de outras categorias profissionais com psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros.

Frisou o Ministro que Santo Antão é a ilha com um dos maiores indicadores de saúde de Cabo Verde, graça a um trabalho de governação regional, das delegacias de saúde, dos profissionais, mas também de uma estreita parceria com o poder local.

“O rácio médico/habitante em Santo Antão é o dobro do rácio médico/habitante a nível nacional” reforçou.

Disse ainda que o Governo tem investido também em termos de infraestrutura e equipamentos, nomeadamente com um investimento de mais de um milhão de escudos em compras de equipamentos e de meios de diagnóstico que estão sendo instalados em todo o território nacional, e Porto Novo não foge a regra.

“O Centro de Saúde do Porto Novo está provido com equipamentos modernos, obtidos através do fundo belga. Temos investido em recursos humanos e materiais por forma a dar cada vez mais, melhor respostas em termos de saúde aos munícipes do Porto Novo e de Santo Antão em geral.”

O Ministro da Saúde reconheceu também o desenvolvimento de Porto Novo noutras áreas nomeadamente em termos urbanístico, económico, em termos de infraestruturação e desencravamento das comunidades, elencando um conjunto de realizações do Governo que tem melhorado as condições de vida no mundo rural e urbano.

“o Governo, em parceria com as autarquias locais, tem vindo a implementar em todas as ilhas, políticas sociais, ambientais e urbanas e, realizando obras estruturantes com o principal propósito de servir as populações e tornar as cidades mais atrativas e desta forma proporcionar o almejado desenvolvimento económico e social de forma equitativa.”

Arlindo do Rosário citou a Estrada Escudela - Tarrafal de Monte Trigo em cerca de 10km, a estrada que liga Ribeira da Cruz a Martiene, a reabilitação do furo de Chã de Norte e entrega na localidade, dezenas de parcelas agrícolas a título definitivo, o Sistema de Bombagem de Água com energias renováveis para a agricultura na comunidade de Ribeira Fria, as obras da orla marítima do Porto Novo, e a requalificação urbana e ambiental de Covada – Berlim, bem como o Campo de Futebol de Chã de Itália, como sendo algumas das interversões do governo neste município.

O Ministro da Saúde deixou uma mensagem de força e de incentivo aos Santo-atonenses a continuar a enfrentar a situação provocada pela pandemia, no sentido de se poder retomar a breve trecho, o ritmo de desenvolvimento que havia antes da pandemia.

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2021 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.