Em Cabo Verde, nos últimos quatro anos, a situação é estacionária em termos de números de casos de tuberculose, graças a investimentos feitos na aérea da saúde, afirmou hoje, o Coordenador do Programa Nacional do Programa de Luta contra a Tuberculose, Jorge Noel Barreto, que falava à Imprensa no âmbito de sessão realizada nesta manhã para assinalar o Dia Internacional de Luta contra a Tuberculose.

“Nós tivemos uma diminuição de casos entre 2012/2013, e desde de 2013, temos mantido esta diminuição em valores, isso deve se principalmente a investimentos feitos, relacionados com a melhoria do diagnóstico, a capacitação dos profissionais de saúde que trabalham nesta área, o do seguimento das atividades de forma a evitar situações constrangedoras” assegura Barreto.

Jorge Barreto explicou que o encontro de hoje tem por objetivo assinalar o Dia Mundial da Tuberculose, este ano sob o lema “Procura-se: líderes para um mundo sem tuberculose. Você pode fazer história. Acabe com a Tuberculose”, mas também de chamar atenção para essa problemática e fazer com que os outros sectores estejam melhor engajados.

“Tentar trazer as pessoas de outros setores, também, para que haja um compromisso porque o setor da saúde sozinho não conseguirá atingir o objetivo que é ter um mundo livre de tuberculose, neste caso CV livre de tuberculose” disse o responsável acrescentando que “é preciso a intervenção dos outros setores e até mesmo da população e dos doentes com tuberculose para que possamos alcançar esses objetivos”. 

Esta data constituí o ponto alto para a sensibilização da população de que esta doença ainda hoje continua a ser uma epidemia em grande parte do mundo, causando a morte de quase um milhão e meio de pessoas por ano, principalmente nos países em desenvolvimento.

De referir que assim coma a nível mundial, em Cabo Verde, a tuberculose é também considerada um problema de saúde pública prioritário, tendo sido registado uma média de 270 casos desta doença nos últimos quatro anos.

foto dia mundial da tuberculose

 

 

 

 

 

 
 
Ministério da Saúde
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
Direitos de autor © 2022 Ministerio da Saúde. Todos os direitos reservados.