O Lisbon Institute of Global Mental Health, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Organização Mundial de Saúde (Departamento de Saúde Mental e de Abuso de Substâncias) realiza nos dias 23 e 24 de março, o Seminário Internacional “Melhorar o Acesso e a Utilização Adequada de Medicamentos nas Doenças Mentais”, com a parceria local da Associação de Promoção da Saúde Mental “A Ponte”, do Programa Nacional de Saúde Mental e da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos.

Por um lado, “devemos trabalhar para ampliarmos o acesso da população aos medicamentos, mas por outro lado, há que atuar para firmar a consciência na sociedade de que o medicamento não pode ser tratado como mercadoria e que seu uso deve ser pautado pela racionalidade e mediante orientação de um profissional” afirmou o Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário na sessão de abertura que teve lugar, na manhã de hoje, 23 de março, na cidade da praia.

Arlindo do Rosário, explica que há necessidade de investir na Saúde Mental, por se tratar hoje de uma inquestionável certeza dadas as repercussões que a saúde/doença mental tem a nível pessoal, familiar, social, económico e político.

A sessão de abertura presidida pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário contou ainda com intervenções, do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Dr. Óscar Santos, do Bastonário da Ordem dos Médicos de Cabo Verde (comissão organizadora local do evento), Dr. Daniel Silves Ferreira, do Dr. Benedetto Seraceno, da Gulbenkian Global Mental Health Plataform e do Dr. José Miguel Caldas de Almeida, do Lisbon Institute of Global Mental Health. De realçar que este encontro conta com a participação de especialistas da área de Saúde mental dos PALOP, da OMS África e Internacional, da Universidade de Verona (Itália).

17309397 1823395997924831 2560430049797264879 n

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2017 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.