No âmbito do projeto de luta contra o Ébola, a União Europeia precedeu, na manhã desta quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016, à entrega de uma ambulância, um carro para transporte de medicamentos e duas incineradoras ao Ministério da Saúde e da Segurança Social.

O ato de entrega oficial do donativo aconteceu no Extensão do Hospital Trindade, presidida pelo Ministro da Saúde e Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário na presença do Diretor Geral da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento da Comissão Europeia, Dr. Stefano Manservisi que se encontra no país, numa visita de trabalho e de vários dirigentes e profissionais do Ministério da Saúde.

Para o Dr. Alindo do Rosário, este donativo permite ao país aumentar a resiliência do Sistema Nacional da Saúde de forma a dar maior capacidade de respostas em situações de eventuais epidemias. “Evidentemente, o que nós queremos é que não haja epidemias, mas somos um país com alguma vulnerabilidade e é necessário que estejamos realmente com uma capacidade de resposta neste sector".

O Diretor Geral da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento da Comissão Europeia, Dr. Stefano Manservisi, afirmou que a União Europeia vai continuar a apoiar Cabo Verde na implementação das politicas do sector da saúde pública. “Trata-se de um engajamento que vem de longas datas, pois a questão da saúde não se resume a épocas ou um dia e nem a tratar uma doença, mas sim é uma questão de apetrechar os serviços de forma a prevenir e permitir um maior acesso aos cuidados.”

No final da cerimónia, as duas delegações aproveitaram a ocasião para visitarem as obras de construção da Lavandaria do Hospital Dr. Agostinho Neto, uma obra que está a contar com a parceria da Cooperação Chinesa.

ambulancia UE

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.