Uma delegação Cabo-Verdiana, liderada pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário, esteve de visita a china entre os dias 21 a 24 de Novembro de 2016, para participar na 9ª Conferencia Global sobre Promoção da Saúde em Xangai. A referida conferência destaca a importância da promoção da saúde para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

Na mesma ocasião, o governo Chinês organizou, um Simpósio sobre a parceria China-Africa subo...rdinado ao tema “Melhorar o acesso da população à saúde e a produtos farmacêuticos”. Na sessão de abertura, o Senhor Ministro da Saúde e da Segurança Social fez uma intervenção, na presença da Sra. Liu Yandong (Vice Primeiro da Republica Popular da China), além disso participou em dois painéis de debate.

Durante a sua estadia, o Ministro da Saúde e da Segurança Social teve a oportunidade de estabelecer contacto bilateral com a sua homóloga da China e com o Senhor Yang Xingping, Vice-governador da Província de Sichuan. Constou ainda da agenda do Ministro inúmeras visitas, nomeadamente ao Hospital Provincial do Povo de Sichuan.

Na sequência desta deslocação foram estabelecidos acordos na área da saúde designadamente o financiamento de 2 milhões de Renminbi para o HAN para e 1 milhão de Renminbi para o HBS. Deste encontro foi agendado uma reunião para a próxima semana com uma Delegação de Sichuan que estará em Cabo Verde para definir uma nova modalidade de cooperação entre Cabo Verde e Sichuan.

Além do Ministro, integraram também a delegação cabo-verdiana, Dr. Tânia Romualdo Embaixadora de Cabo Verde na República Popular da China; Dra. Ana Margarida Brito, Diretora do Hospital Baptista de Sousa; Dr. Júlio Andrade, Diretor do Hospital Agostinho Neto e Dra. Carmem Martins Assessora Jurídica do Ministro da Saúde e Segurança Social.

Visita china 1

 

Conferência de Imprensa aquando da Visita do MSSS à China

Na sequência , o  Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário, convocou na manhã desta segunda feira, 28 de novembro, imprensa para fazer o balanço da sua deslocação à China, na qual teceu algumas considerações sobre a visita. Segundo o ministro esta deslocação serviu para reforçar a vontade política da china, em alargar a cooperação com Cabo Verde na área da saúde. E é nesta linha que nos dias 02 e 03 de dezembro, “vai chegar em Cabo Verde uma missão que visa trabalhar tecnicamente as propostas apresentadas” e espera-se que até março de 2017 serão efetivadas. Encontre a partir deste link o documento apresentado na íntegra com todas informações.

 

 

 

 

 

 

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.