No âmbito do Dia Mundial da Diabetes a Direção Nacional de Saúde/ Programa Nacional de Prevenção de Diabetes Mellitus e outro Distúrbios Metabólicos, realizou esta manhã, 14 de Novembro, o ato central das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo.

Este ano subordinado ao tema “De Olho na Diabetes: diagnóstico e tratamento precoce reduzem o risco de complicações”, a DNS durante o ato central apresentou além de uma conferencia alusiva ao tema apresentou a Cartilha do diabético.

O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Dr. Arlindo do Rosário, presidiu a cerimónia do ato central, tendo considerado que é preciso apostar na prevenção, “apostar em politicas de saúde pública que promovam estilos de vida saudáveis”, mas acredita que as politicas publicas não são suficientes. Ele destacou que uma das possibilidades neste caso é o envolvimento das famílias, dos indivíduos “dando –lhe uma informação correta que os oriente na opção por estilos de vida e comportamentos que promovam a própria saúde”.

Depois de ter considerado que as doenças crónicas vão ganhando um maior peso nas estatísticas de morbilidade e mortalidade, o titular da pasta de saúde mencionou que o perfil epidemiológico de CV carateriza-se pelo duplo fardo das doenças transmissíveis e não transmissíveis.

De realçar que o evento contou com a ilustre presença do Presidente da Cruz Vermelha, Dr. António Moreira e a presença massiva dos Diabeticos desta organização.

Pretende-se com a campanha deste ano sensibilizar as entidades oficiais, os profissionais de saúde, a comunicação social e a sociedade cabo-verdiana em geral sobre a problemática da Diabetes Mellitus.

IMG 1954

Ministério da Saúde e da Segurança Social

 
Palácio do Governo - C.P nº 47
Cidade da Praia
Ilha de Santiago - Cabo Verde
 
Direitos de autor © 2019 Ministerio da Saúde e da Segurança Social. Todos os direitos reservados.